Crea-PE

Ecovila Yapotan recebe proteção de encosta com instalação de lonas plásticas

Ação para garantir a segurança dos moradores da área é resultado da primeira reunião intermediada pelo Crea-PE com representantes de moradores, construtora e Prefeitura de Jaboatão, que tiveram o segundo encontro nesta terça-feira (11)

Seis mil metros de lonas plásticas foram instaladas no condomínio Ecovila Yapotan, em Jaboatão dos Guararapes, para proteção da encosta, que sofreu deslizamento parcial nas chuvas ocorridas em julho de 2022. A ação realizada pela Defesa Civil do município é resultado da primeira reunião entre os envolvidos, ocorrida em dezembro do ano passado, com intermediação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE).

Na segunda reunião, que aconteceu nesta terça-feira (10), na sede do Crea-PE, foi definido um novo cronograma, em busca de soluções para a recuperação da encosta. O próximo passo é a drenagem da encosta. “Estamos caminhando bem, obedecendo os prazos acordados”, destacou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena.

Além da intermediação das negociações entre o condomínio, a construtora Mult Engenharia e a prefeitura, o Crea-PE será responsável pela articulação política para captação de recursos. As obras de reconstrução da encosta, que darão segurança aos moradores do condomínio e da área localizada abaixo do empreendimento, têm custo estimado de R$ 2,2 milhões.

De acordo com o presidente do Crea-PE, a proposta é apresentar um projeto executivo a parlamentares do Estado, para que os recursos possam ser incluídos, através de emendas, no Orçamento Geral da União. Lucena convocou todos os participantes do encontro a também juntarem esforços na articulação política.

Os representantes do condomínio solicitaram à Defesa Civil a desinterdição de parte da área de lazer – o salão de festas e a pista de skate -, além de parte do estacionamento. Segundo o superintendente de Proteção e Defesa Civil, Artur Paiva, a liberação está condicionada ao isolamento da piscina, que continuará com acesso restrito, por conta dos riscos de desabamento.

A reunião é mais uma das ações do Crea-PE na busca de soluções viáveis que equacionem os problemas causados pelas fortes chuvas de 2022. Também participaram do encontro, o chefe de Gabinete do Crea-PE, Marcos André de Carvalho, representantes do condomínio e da construtora. A próxima reunião está marcada para 31 de janeiro.

Skip to content