Capacitação em BIM do Crea-PE encerra primeira fase em Vitória de Santo Antão

Programa de qualificação do Conselho ofereceu cursos gratuitos em três cidades em 2022. Floresta será o próximo município a receber a capacitação da metodologia, destinada a profissionais do Sistema Confea/Crea

Vitória de Santo Antão encerrou, nos dias 10 e 11 de dezembro, a primeira fase de cursos da Metodologia BIM, oferecidos gratuitamente pelo Crea-PE em 2022. A capacitação acontece dentro do programa Crea Qualifica, e já ocorreu nos municípios de Petrolina, em novembro, e em Caruaru, neste mês. Floresta será a próxima cidade a receber o curso, que será retomado em janeiro de 2023.

A ferramenta BIM possibilita a criação de um modelo virtual da construção, para novas ou antigas instalações. Construída em 3D, permite a visualização exata do que está sendo projetado, realizar simulações e ensaios virtuais, além de gerar documentos mais consistentes e íntegros. O BIM já é uma exigência na execução de obras e serviços de engenharia para a administração pública federal.

Em Vitória, a capacitação aconteceu na Escola de Gestão. Com carga horária de 20 horas, os profissionais ligados ao Sistema Crea/Confea tiveram a oportunidade de conhecer, na teoria e na prática, a Building Information Modeling, nome original da Metodologia BIM. O curso do Crea-PE foi montado para facilitar a aplicação da modelagem nos projetos.

A qualificação faz parte do compromisso da atual gestão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco de capacitação profissional. A modelagem é também uma exigência do mercado e há uma demanda reprimida por esse curso, principalmente no interior do Estado. O treinamento será expandido para outras cidades em 2023, incluindo Recife e Região Metropolitana.

O instrutor do curso, Ítalo Guedes, disse estar entusiasmado para continuar a jornada de transmissão do conhecimento da metodologia BIM. Ele ressaltou a ampliação das cidades a serem beneficiados pelo projeto do Crea-PE, que considera estratégico e importante para o Estado. Guedes disse ainda que é um desafio disseminar o conhecimento sobre o BIM e aprofundar tópicos específicos da metodologia, de acordo com a demanda dos profissionais.