Carta do Recife e Olinda encerra a 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes

Encontro reuniu presidentes do Sistema Confea/Crea e da Mútua durante três dias, no Centro de Convenções de Pernambuco, onde foram realizados debatidos importantes

A aprovação da “Carta do Recife e Olinda” encerrou, nesta quarta-feira (19), a 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, no Centro de Convenções de Pernambuco. Durante três dias, os presidentes de Creas de todo o Brasil realizaram debates importantes sobre a unificação de ações ligadas à fiscalização do exercício profissional das engenharias, Agronomia e Geociências.

A Carta do Recife e Olinda foi elaborada pelo engenheiro civil Stênio de Coura Cuentro, presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Civis (Abenc-PE) e coordenador da Câmara de Engenharia Civil do Crea-PE. O documento resume os resultados dos três dias do encontro, iniciado na segunda-feira (17).

O documento destaca pautas importantes como os esclarecimentos sobre a uniformização da aplicação da Resolução 1.137, que trata da Anotação de Registro Técnico (ART) e os convênios de cooperação técnica com os Tribunais de Conta dos Estados sobre as obras paralisadas no País. Ressalta ainda a aprovação da proposta do Crea-PE para igualdade na concessão de benefícios da anuidade para homens e mulheres e a escolha de Salvador como anfitrião da 79ª SOEA em 2024.

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, ressaltou que a Carta do Recife e Olinda reforça e qualifica a luta coletiva das engenharias, da Agronomia e das Geociências em busca de um sistema e de uma sociedade mais democráticos, sustentáveis, participativos e inclusivos.

“Agradeço a todos os que estiveram conosco nestes três dias, muito especialmente à dedicação e ao empenho dos nossos colaboradores do Crea pernambucano”, ressaltou Lucena.

“Junto com os representantes de conselhos de todo o Brasil, discutimos, avaliamos e debatemos as nossas demandas com a rapidez e eficiência necessárias”, resumiu o presidente. Lucena também destacou a presença do prefeito do Recife, João Campos, na abertura do evento.

O vice-presidente do Confea, Evânio Nicoleit, que representou no encontro o presidente do Conselho Federal, Joel Krüger, agradeceu o acolhimento e as contribuições de todos os presentes na 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes. “Discutimos uma pauta ampla, composta por assuntos que nos desafiam a avançar mais a cada dia e a melhorar, coletivamente, como sistema Confea/Crea que somos”, destacou Nicoleit.

Adriana Falconeri, presidente do Crea-PA, disse que a reunião foi uma oportunidade de exercer a coletividade, a colaboração mútua e real entre os presidentes de Creas. “Foi um encontro diferenciado, que contou com o cuidado e a dedicação especiais do presidente Adriano Lucena”, afirmou Fátima Có, presidente do Crea-DF. “As nossas reuniões estão cada vez mais produtivas, pautadas por discussões técnicas, além dos momentos necessários de convivência, sempre em prol das nossas instituições”, acrescentou.