Crea-PE participa do III Seminário e I Fórum Pernambucano de Arborização Urbana, em Serra Talhada

Evento acontece nas próximas quinta-feira (27) e sexta-feira (28), com seis vagas gratuitas oferecidas pelo Conselho pernambucano a profissionais registrados

Quando fala-se da importância de preservar as árvores em prol do meio ambiente, naturalmente a atenção é voltada para as florestas. O que muita gente não lembra é destas espécies nas cidades, a chamada arborização urbana. Para dar mais visibilidade ao assunto, será realizado nas próximas quinta-feira (27) e sexta-feira (28), o III Seminário e I Fórum Pernambucano de Arborização Urbana, em Serra Talhada.

O evento é uma organização da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). As inscrições podem ser feitas no site da Even3 Eventos (even3.com.br/sfpeau2023/), ao custo de R$ 80 (estudantes de graduação), R$ 100 (profissionais), R$ 90 (estudantes de pós-graduação) e R$ 60 (sócios da SBAU), até a quarta-feira (26).

Mas o Crea-PE irá disponibilizar seis vagas gratuitas aos seus profissionais. Para concorrer, basta preencher o Google Forms, cujo link pode ser acessado no QR Code no card acima ou aqui. Os seis primeiros inscritos garantem sua participação e podem conferir o evento que contará com um time de peso nos dois dias de programação.

III Seminário e I Fórum Pernambucano de Arborização Urbana acontecerá na Avenida Adriano Duque de Godoy, 01, Auditório da Uninassau, Nossa Senhora da Penha, Serra Talhada. “O objetivo principal é aproximar as cidades sobre o tema e promover o engajamento em busca do fortalecimento do assunto nas pautas municipais. Com isso, pretende-se aproximar da população, gestores e acadêmicos na construção de cidades resilientes, com qualidade de vida e integradas à paisagem natural das suas regiões”, propõe o evento.

Pela programação, o evento terá abertura a partir das 8h30, com a participação do Crea-PE. Para composição da mesa de aberta, estão previstas as participações da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado; do secretário Municipal de Meio Ambiente, Sinézio Rodrigues; do presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Sérgio Chaves; da presidente do I Fórum Pernambucano de Arborização Urbana, Erika Santana; do diretor Regional Nordeste, Anderson Fontes; do presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), Wellington Lundgren; e do presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente, Ercilio Ferrari.

É importante destacar que o evento traz o suporte e a experiência da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana e seus associados. Tem o conhecimento acadêmico como ponto de partida do aprendizado, além da sociedade e das prefeituras como principais agentes de transformação da paisagem urbana. A atual gestão do Crea-PE, dentro da proposta de trazer o Conselho para junto da sociedade, une-se à missão priorizar ações em prol da arborização urbana de forma técnica e sustentável.

Antes da programação de palestras, haverá uma cerimônia de homenagem às pessoas com destaque para a contribuição da arborização urbana de Serra Talhada. Entre as apresentações previstas, têm temas como “A arborização como instrumento de inclusão socioambiental e qualidade de vida”, “Ecosciência nas Caatingas – potencialidade para arborização urbana” e “Municípios pernambucanos: elaboração e execução de planos de arborização urbana”, só para citar alguns.