Crea, Cau e OAB discutem ações na área de moradia popular e capacitação profissional

Bruno Baptista (esq), presidente da OAB-PE; Adriano Lucena (centro), presidente do Crea-PE; Rafael Amaral Tenório (dir.), presidente do Cau-PE.

A quarta reunião de trabalho com os presidentes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-PE), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tratou de temas de grande relevância para a sociedade, como uma atuação conjunta para a revitalização do Centro do Recife, alternativas para destravar o impasse do Edifício Holiday e a qualificação de profissionais da engenharia, da arquitetura e da advocacia para atuar com projetos e obras na área de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Athis).

O encontro realizado na manhã desta segunda-feira (10) ocorreu na sede do Crea-PE. A reunião contou com a presença dos presidentes do CREA, Adriano Lucena; do CAU/PE, Rafael Amaral Tenório; e da OAB/PE, Bruno Batista.

Amaral Tenório, presidente do Cau-PE

Na nova rodada de conversas para discutir ações integradas, um dos pontos debatidos foi a criação de empresas startups, formadas por profissionais da engenharia, arquitetura e advogados, com o objetivo de formular projetos voltados à Athis e que poderiam ser financiados por entidades que atuam nessa área. Essas empresas ficariam responsáveis por todas as etapas de construção ou reforma de moradias populares, desde a elaboração do projeto, passando pela execução da obra, até a assistência jurídica. A ideia é que as startups possa fazer a entrega completa do projeto e se qualifiquem em editais na área.

“Unir as três entidades para que a gente possa demonstrar com ações que é possível construir um outro caminho, um outro debate com a sociedade, valorizando o profissional e, sobretudo, o cidadão”, afirmou Adriano Lucena. O presidente do Crea-PE lembrou que essa atuação compartilhada não pode ser limitar à capital e Região Metropolitana. “Estamos conversando sobre a possibilidade de as três instituições compartilharem os espaços em cidades do interior, com redução de custos para todos, além de levar o trabalho para todas as regiões do Estado.”

“A tendência é que surjam cada vez mais oportunidade de Athis em Pernambuco e em outros estados, colocando a necessidade de os profissionais estarem atualizados no assunto. O CAU/PE e o CREA/PE se propõem a contribuir com essa qualificação”, afirmou Rafael Amaral Tenório.

Bruno Baptista, presidente da OAB-PE

“Neste nosso 4º encontro conseguimos dar andamento a alguns projetos importantíssimos, não só para as classes que representamos, mas, principalmente, para a sociedade de um modo geral. Unindo nossas forças conseguimos atingir mais pessoas, envolver mais agentes na busca por uma sociedade melhor e mais justa”, reforçou o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista.

As três instituições já estão discutindo também os temas da regularização fundiária e as exigências para cumprimento da nova Lei de Liberdade Econômica. A próxima reunião do grupo de trabalho já está agendada: será nesta sexta-feira (14), na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE).