Crea Convida desta terça-feira discute a engenharia de pesca no Estado

O cenário da pesca artesanal e da carcinicultura em Pernambuco, os impactos gerados pelo vazamento de óleo no Litoral nordestino em 2019 e também pela pandemia no último ano, além da política ambiental para o setor, são alguns dos temas que estarão em discussão nesta terça-feira (20) em mais uma edição do Crea Convida.

O assunto será abordado pelos engenheiros de pesca Assis Lacerda Filho, Sergio Mattos, André Melo e Rodolfo Rangel, que também é presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca de Pernambuco (AEP-PE) . O encontro, como sempre, está marcado para as 19h e será transmitido no canal do Conselho no YouTube, a TV Crea-PE.

Na troca de ideias, cada palestrante vai contribuir com o debate, abordando temáticas diferentes sobre o atual cenário da engenharia de pesca em Pernambuco.  Assis Lacerda Filho vai falar da importância da sustentabilidade, no processo da produção pesqueira, com foco no aumento de produtividade aliado à preservação dos recursos naturais.

A abordagem de André Melo será focada em apresentar o perfil da carcinicultura marinha em Pernambuco, a necessidade de fortalecimento do setor e  da organização dos produtores para ampliar e ganhar novos mercados.

Já Sérgio Mattos vai discutir a pesca artesanal marítima, a gestão da atividade e direitos territoriais. Ele vai abordar também os impactos do vazamento de óleo no litoral nordestino, além dos reflexos da pandemia na área. Por último, Rodolfo Rangel vai traçar o cenário da pesca e da aquicultura no Estado e os entraves para garantir o acesso ao crédito para os produtores que atuam na área.

O Crea Convida acontece todas as terças-feiras, às 19 horas, no canal do Crea Pernambuco no Youtube. A conversa, em formato de live, tem como objetivo trazer para a sociedade os debates da engenharia. Todas as lives ficam salvas no canal e podem ser visualizadas mesmo após a transmissão.