Crea-PE

Crea Convida sobre Mobilidade Urbana acontece nesta terça-feira (23)

Debate será realizado no auditório do Crea-PE, a partir das 19h. Quem quiser participar deve se inscrever  gratuitamente via Google Forms 

A mobilidade urbana é pauta de debate do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). O tema será abordado no Crea Convida desta terça-feira (23). O encontro, que vai discutir um dos maiores gargalos das grandes cidades, será realizado no auditório da sede do Crea-PE, a partir das 19h. O Crea Convida sobre mobilidade estava programado para acontecer no dia 21 de março, mas foi adiado devido às fortes chuvas no Recife. O encontro também terá transmissão ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube.

Para participar do debate no formato presencial é preciso fazer uma inscrição gratuita, via Google Forms, que pode ser feita no site do Crea-PE (www.creape.org.br), no banner, no alto da página ou clicando aqui. É importante lembrar que as inscrições feitas para a primeira data estão valendo, sem necessidade de um novo preenchimento do formulário. O evento é aberto à participação da plateia – física e virtual, via chat do YouTube – após a apresentação das palestras.

Os palestrantes convidados irão abordar subtemas dentro do assunto central. O engenheiro Civil Maurício Pina vai abordar o tema “Modelo de Gestão do Transporte via Consórcio”; o engenheiro Civil e presidente da Abenc-PE, Stênio Cuentro, falará sobre “Transporte de massa: Metrô, a opção das grandes cidades”; e o engenheiro Civil Ivan Carlos Cunha, gerente de Integração e Excelência do Crea-PE e diretor do Ibape, apresenta “Gestão Municipal da Mobilidade Urbana”.

A abertura do programa ficará a cargo do presidente do Crea-PE, engenheiro civil Adriano Lucena. A mediação estará a cargo do engenheiro Civil Fred Brennand, que é gestor ambiental, perito e especialista em acústica.

Crea Convida é um espaço para debater assuntos que tratam do crescimento sustentável do Estado, seus desafios e potencialidades, cujas soluções passem pelas engenharias, agronomia e geociências. A mobilidade urbana é uma pauta constante na agenda do Conselho. Isso porque, especialistas apontam a capital pernambucana com uma das mobilidades mais complexas do Brasil.

Imagine este cenário pós pandemia. Ela trouxe um forte impacto para a mobilidade urbana. Pesquisa Mobilidade Urbana 2022, da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com o Sebrae, aponta que 43% dos entrevistados afirmam que têm medo de utilizar o transporte público após a pandemia.

Como consequência, os carros e motos assumiram a dianteira como principal meio de locomoção, citados por 36%. A mobilidade que já não era boa, complica ainda mais. Um tema que afeta a vida de todos merece uma discussão técnica que aponte caminhos viáveis para assegurar o direito de ir e vir de todos e todas.

 

Pular para o conteúdo