Crea-PE

Presidente do Crea-PE recebe representantes de entidades para tratar do projeto do Memorial da Engenharia

Quando a obra for concluída, entidades de classe e seus profissionais terão espaço dentro do prédio

O Memorial da Engenharia de Pernambuco voltou a ser assunto de tratativas no Crea-PE. Após firmar parceria com a UFPE para reformar o prédio que abrigou o primeiro curso de Engenharia do Nordeste e 4º do País, o presidente Adriano Lucena recebeu, nesta quinta-feira (18), em seu gabinete, alguns representantes de entidades das Engenharias, Agronomia e Geociências para conversar sobre o projeto e estimular o engajamento de todos.

O projeto tem como objetivo resgatar não só a memória das profissões, como representar um forte atrativo para impulsionar o mercado imobiliário e a revitalização da área central do Recife. Nesse sentido, o apoio à valorização das entidades de classe e dos profissionais é parte intrínseca ao projeto.

O Memorial da Engenharia de Pernambuco será o primeiro do gênero no Brasil e funcionará na Rua do Hospício. “É uma obra que ficará como legado para a cidade, pois fomentará também a valorização de toda a área do entorno”, explicou o presidente Adriano Lucena, lembrando que o prédio que abrigará o Memorial está situado num corredor cultural do Recife, que inclui o Teatro do Parque, a casa de Clarice Lispector, o Cinema São Luiz, Parque 13 de Maio, Câmara dos Vereadores, Assembleia Legislativa e Rua da Aurora. Por meio da parceria, o Crea entrará com o investimento inicial para viabilizar o projeto. Como contrapartida, parte do prédio terá espaço para o Conselho, as entidades de classe e seus profissionais.

Voltado ao resgate e à preservação da história das Engenharias, o espaço também pretende funcionar como centro de formação e difusão de conhecimento, promovendo e estimulando o convívio entre os profissionais e estudantes da área. Também servirá para abrigar acervos de engenheiros que fizeram história em Pernambuco, como Pelópidas da Silveira, prefeito do Recife por três vezes, o primeiro eleito pelo voto direto e reconhecidamente um dos mais importantes gestores que se dedicaram ao planejamento da cidade, e Jaime Gusmão Filho, engenheiro premiado, professor emérito da UFPE, ex-presidente do Crea-PE e referência no Brasil na área de gestão de riscos em encostas urbanas.

Participaram da reunião desta quinta-feira (18) o engenheiro civil, professor do Departamento de Engenharia Civil da UFPE e integrante da Câmara de Eng. Civil do Crea-PE, Mauricio Pina; a presidente da Associação dos Geólogos de Pernambuco (AGP), Lilia Albuquerque; a 1º Diretora de Relações Institucionais da AGP, Hortência Barboza; o consultor em Direitos Minerários e conselheiro fiscal da AGP, Jairo Leite; o assessor jurídico do Crea-PE, Paulo Gabriel; o também integrante da Câmara de Eng. Civil, Marcos Antônio Maciel e o chefe de gabinete do Crea-PE, Marcos André Carvalho.

Pular para o conteúdo