Crea-PE e Unicap retomam processo para registro do curso de Engenharia da Complexidade

Graduação oferecida pela universidade vai formar a primeira turma em 2024. Presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, se comprometeu a agilizar o processo para assegurar título aos futuros profissionais

Uma comissão da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) esteve na manhã desta quinta-feira (18), com o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, para retomar o processo de registro do curso de Engenharia da Complexidade no Conselho. A graduação, iniciada em 2020, é a primeira no Brasil e vai formar a primeira turma em 2024.

Adriano Lucena se comprometeu em agilizar o processo de registro do curso no Crea-PE, no que diz respeito à tramitação nas câmaras especializadas. “Nenhum aluno deve ser penalizado ao concluir o curso e não poder se registrar no conselho profissional”, defendeu o presidente. Segundo Lucena, o papel da instituição é de servir e resolver o que for necessário para garantir esse registro.

O coordenador do curso de Engenharia da Complexidade, Fernando Nogueira, explicou que a formação inova por ser baseada em competências, com forte aproximação com o setor produtivo. A graduação foi planejada no modelo de residência em engenharia nas empresas parceiras.

Segundo Nogueira, outro diferencial é o intercâmbio de dois anos no exterior em universidades de 12 cidades, onde são oferecidos o curso, na França, Filipinas, América do Sul e África. A graduação está com o processo de reconhecimento avançado no Ministério da Educação, onde já teve o cadastro aprovado. Para que seja criado o título de engenheiro da complexidade é necessário, ainda, que a habilitação seja incluída na tabela do Confaz.

A reunião contou ainda com as presenças do pró-reitor de Graduação da universidade, Degislando Nóbrega; da diretora da Escola Unicap, Andrea Câmara; da conselheira Giani Camara e do assessor da Presidência do Crea-PE, Bertrand Sampaio de Alencar.