Crea monta Grupo de Trabalho para apontar soluções para o Holiday

Conselho mobiliza esforços técnicos gratuitos para auxiliar moradores do edifício que está interditado desde março de 2019

O Crea-PE criou um Grupo de Trabalho (GT) para tratar do impasse envolvendo a desocupação do Edifício Holiday, com o objetivo de apontar alternativas técnicas e financeiras para viabilizar a recuperação do espaço para os moradores. Desde junho passado, o Conselho manifestou interesse em contribuir para a solução do problema do edifício, na audiência pública, realizada em 2 de junho pelo juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Luiz Rocha, responsável pelo caso. Chegou a solicitar a inclusão do Crea como terceiro interessado para poder prestar assistência técnica gratuita aos moradores. Mas o juiz ainda não se pronunciou sobre a solicitação.

A assistência técnica gratuita será viabilizada pelo Grupo de Trabalho criado pelo Crea. Na última reunião plenária do Conselho foram homologados os integrantes do GT: o presidente do Senge (Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco), Mozart Bandeira; o presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc) e vice-presidente do Crea-PE, Stenio Cuentro; e o engenheiro civil de segurança do trabalho, José Lucas, pela Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco (Aespe).

Na audiência pública de junho, que durou quase quatro horas, e teve o objetivo de buscar soluções para o edifício, que está interditado desde março de 2019, por riscos de incêndio e desabamento, o Crea apresentou propostas técnicas, com viabilidade financeira, para a recuperação do prédio.

Na ocasião, Stenio Cuentro, que participou da audiência representando o Crea, informou que o projeto de recuperação da infraestrutura do edifício está pronto. Além de apresentar a viabilidade financeira para a execução da obra. Cuentro explicou que existe uma legislação federal, datada de 2008, que prevê que pessoas que ganhem até três salários mínimos (R$ 3,3 mil), tenham assistência do Governo Federal, Estado e município. Isso se aplica aos moradores do Holiday, por se encaixar no programa de habitação de interesse social.

Hoje em Pernambuco existe um fundo estadual para habitação de interesse social, que segundo o balanço publicado em 30 de abril deste ano, tem cerca de R$ 2 milhões em caixa. Tais recursos seriam usados para a recuperação do condomínio. Está no radar do Crea a confirmação de uma reunião com o Governo do Estado para tratar do acesso a esses recursos para os moradores do Holiday.

De posse destas soluções técnicas, o Crea vem buscando sensibilizar setores para solucionar os problemas dos moradores do Holiday. O vice-presidente Stenio Cuentro recebeu nesta segunda-feira (9), na sede do Crea, o vereador do Recife Osmar Ricardo (PT), da bancada de oposição.

“Nós já falamos com o líder do governo na Câmara dos Vereadores, Samuel Salazar (MDB), mostrando a ele a situação do Holiday. Nós já havíamos falado com o próprio prefeito João Campos sobre a situação do Holiday para sensibilizá-los e convidamos mais um vereador, que é um vereador de oposição, para mostrar que o Crea é apartidário. Fala com o prefeito, fala com o líder, fala agora com um vereador de oposição tentando sensibilizar a Casa para a importância da resolução do problema do edifício Holiday, dos moradores do edifício Holiday”, pontua o vice-presidente do Crea.

Stenio Cuentro explica que foi dito ao vereador que o Conselho solicitou ao juiz responsável pelo caso a inclusão do Crea como terceiro interessado para poder prestar assistência técnica gratuita, que vai ser feita agora pelas entidades que indicaram representantes no Grupo de Trabalho. “Agora nós já temos a entidade que integra o Crea e os representantes de cada entidade que vão prestar assistência técnica gratuita para os moradores do edifício Holiday para resolver a questão. A reunião foi para sensibilizá-lo no assunto e nos colocar à disposição dele para prestar quaisquer esclarecimentos”, assegura Cuentro.