Crea-PE e Sindmetro-PE realizam palestra “Engenharia do Desenvolvimento Econômico” na segunda-feira (19)

Evento está dentro da programação do Fórum Permanente da Mobilidade e Defesa do Metrô e será transmitido pelo canal criado no YouTube, a partir das 18h

A construção do desenvolvimento econômico é um processo complexo, com muitas dimensões, que exige uma política de aproximação e cooperação dos vários agentes dos setores público e privado. Essa é uma das ideias defendidas pelo economista e professor Luiz Gonzaga Belluzo, que participa, nesta segunda-feira (19), às 18h, como palestrante da primeira live do canal do Fórum Permanente da Mobilidade e Defesa do Metrô, no Youtube: Fórum pela Mobilidade e Defesa do Metrô.

O tema da palestra “Engenharia do Desenvolvimento Econômico” será debatido pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Adriano Lucena, e o presidente do Sindicato dos Metroviários (Sindmetro), Luiz Soares.

Belluzzo é professor titular aposentado do Instituto de Economia (IE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e secretário de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Fundador da Facamp e conselheiro editorial da Revista Carta Capital, ex-conselheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). É autor de livros como “Valor e Capitalismo”, “Os Antecedentes da Tormenta” e “Ensaios sobre o Capitalismo no Século XX”.

O professor defende para o País a construção de instituições que acentuem a natureza dual do capitalismo. Para ele, o sistema capitalista precisa da cooperação de vários setores e de usar o mercado como instrumento da gestão pública. Belluzzo cita como modelo os grupos executivos criados pelo Governo Juscelino Kubitschek (1956-1961) em vários setores, a exemplo do automobilístico, o de transporte e o de máquinas.

“Havia a participação dos agentes de todos os setores econômicos. Eram eficientes na troca de informações e de execução. Precisamos reensinar isso”, diz Belluzzo. Para ele, educação e saúde são muito próprias da gestão pública, mas cabe a colaboração do setor privado. “É necessário ao desenvolvimento criar o encontro de todos os agentes”, explica.

Além da live com Gonzaga Belluzzo, que marca a estreia do canal no Youtube, será possível acompanhar as atividades do Fórum Permanente da Mobilidade e Defesa do Metrô. O Fórum foi criado, em maio de 2022, reunindo as lideranças do Sindmetro-PE e do Crea-PE junto a outras entidades. O propósito é defender o sistema metroviário de qualidade e sua expansão para atender a população com um serviço abrangente e de qualidade.