Crea-PE implementa Programa 8S para melhorar resultados da gestão

Iniciativa foi apresentada nesta segunda-feira (12) para colaboradores da Presidência, setor que integra a fase piloto da implementação

O Crea-PE apresentou aos colaboradores nesta segunda-feira (12) uma nova ferramenta para otimizar os resultados de gestão, o Programa 8S, que promete levar o Conselho a uma nova fase. O objetivo do método é mudar o comportamento dos colaboradores, principalmente no combate a desperdícios e com foco na conscientização. Em fase-piloto, a iniciativa será voltada inicialmente para os colaboradores da Presidência  e na próxima etapa multiplicada para todo o órgão..

Como a própria sigla sugere, o 8S – que tem origem no Japão – está dividido em oito etapas: Shikari Yaro (senso de determinação e união), Shido (senso de treinamento), Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de limpeza), Seiketsu (senso de bem-estar), Shitsuke (senso de autodisciplina) e Setsuyaku (senso de economia).

O programa também gera resultados imediatos e, entre as vantagens, estão: processos padronizados, melhoria nas relações entre as pessoas, eliminação do desperdício, racionalização do tempo e do espaço, maior motivação, maior integração, maior qualificação profissional e ambientes mais limpos e seguros.

No Crea-PE, a implantação do 8S ficou sob responsabilidade de Florêncio Absalão, coordenador adjunto do Comitê de Modernização da Gestão (CMG). “Esperamos melhorar a produtividade e a qualidade do serviço prestado aos profissionais, empresas e sociedade, além de aumentar a satisfação dos colaboradores na execução do seu trabalho diário. Passamos boa parte do nosso dia no trabalho, então é importante que esse ambiente seja organizado e limpo. Espero que os colaboradores vejam esse programa como algo positivo que vai trazer valor para vida profissional e pessoal”, afirmou Florêncio Absalão.