Crea-PE participa de grupo técnico para operação do desfile do Galo da Madrugada

Reuniões para definir a atuação dos órgãos, entidades e empresas que participam da preparação para a saída do bloco no Sábado de Zé Pereira foram retomadas nesta quinta-feira (12), com a presença do Conselho

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE) participou, nesta quinta-feira (12), da primeira reunião do Grupo Técnico Carnaval 2023. O Grupo retomou as atividades após dois anos, por conta da pandemia da Covid-19, que suspendeu a folia carnavalesca no Estado, em 2021 e 2022.

A operação será montada para a preparação dos desfiles do Galo da Madrugada, no dia 18 de fevereiro, e do Pinto do Galo, na terça-feira de Carnaval. O Galo vai desfilar com cerca de 30 trios e 15 carros de apoio, que deverão passar por vistoria. Comandado pela Secretaria de Defesa Social, o GT conta com representantes de várias entidades, como Samu, Defesa Civil, Guarda Municipal, CTTU, Juizado do Folião, Compesa, Neoenergia e empresas de telefonia.

Nailson Paceli, gerente de Fiscalização do Crea-PE, explicou que serão programadas reuniões para definir a atuação das entidades envolvidas. Segundo ele, o papel do Crea-PE é o de identificar os profissionais com habilitações necessárias para as funções que exercem. Além disso, o Conselho vai promover ações operacionais de fiscalização para auxiliar outras instituições que participam da operação.

O gerente de Integração e Excelência do Conselho, Ivan Cunha, disse que, na reunião, o Crea-PE alertou sobre a necessidade de profissionais responsáveis pelas estruturas provisórias no desfile, a exemplo de camarotes e arquibancadas. Cunha explicou que toda estrutura, mesmo que provisória, precisa ter um responsável pelo projeto e a execução.

Além do Galo da Madrugada, a Fiscalização do Crea-PE, vai participar de outras atividades preventivas e integradas para o Carnaval e também para outros grandes eventos que acontecem no Estado, ao longo do ano.