Crea-PE promove curso em Energia Solar para profissionais de Caruaru e Região

Capacitação foi realizada através do Programa Crea Qualifica, que tem como objetivo ampliar a qualificação dos profissionais para o mercado

Dois dias de aperfeiçoamento em Instalação, Manutenção e Empreendedorismo em Energia Solar foram promovidos pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) entre os dias 23 e 24 de maio, no Campus II da Asces-Unita, em Caruaru, Agreste do Estado. No curso, promovido através do Programa Crea Qualifica, foram discutidos o mercado de energia solar; conceitos de energia solar on grid e off grid; instalação e manutenção do sistema solar; elaboração de projetos e orçamentos; empreendedorismo em energia solar, além das atividades práticas.

Para o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, o Conselho pernambucano tem buscado ouvir cada vez mais os profissionais para ser mais assertivo na oferta de cursos para ampliar a capacitação com foco no mercado de trabalho. “A realização desse e dos demais cursos que estamos realizando em diversas cidades do interior são fruto das demandas trazidas pelos profissionais. Queremos qualificar ainda mais nossos profissionais para o mercado, essa foi uma oportunidade de capacitar os que desejam empreender no setor de energia solar, mas temos outras áreas de interesse já mapeadas e com as capacitações organizadas”, explicou.

Para o engenheiro eletricista Aelsom Gonçalves, participante da capacitação, o curso trouxe um arcabouço teórico e técnico importante para quem deseja se qualificar e profissionalizar nessa atividade. “Durante os debates, foram demonstrados aos participantes a importância e o valor agregado do conhecimento e sua posterior utilização para empreender neste ramo de energia solar, visto que o Crea e a KGM darão suporte para o desenvolvimento destes novos empreendedores. Parabéns ao CREA-PE por estar presente nas atividades e pelo incentivo às várias modalidades das engenharias. Merece nosso aplauso, todos os seus colaboradores e parceiros, assim como também a KGM-Energia Solar, pela excelência nos conteúdos ministrados”, avaliou.

Também participante do evento, o engenheiro Ambiental e de Segurança, Gustavo Silva, avaliou positivamente não só o curso como o movimento do Crea-PE de interiorizar cada vez mais as capacitações. “Foram dois dias de aprendizado no segmento da energia solar, bastante em alta atualmente e que representa o futuro da produção e consumo de energia. Curso com uma ótima apresentação pela equipe da KGM e Intelbras, tendo assim um ótimo aproveitamento por todos os participantes. Deixo aqui meu agradecimento a todos que, em parceria, promoveram estes dois dias de muito conhecimento. E posso dizer como engenheiro ativo que esta atual gestão do Crea-PE vem sendo muito atuante com as outras inspetorias, não se resumindo à capital como era antes”, afirmou o profissional.