Crea-PE sedia a reativação da Comissão Estadual de Cartografia do Estado de Pernambuco

Retomada aconteceu na manhã desta quinta-feira (15), com a organização da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem)

O auditório da sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) foi palco para a reativação da Comissão Estadual de Cartografia do Estado de Pernambuco (COMCAR-PE), na manhã desta quinta-feira (14). O encontro, organizado pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), marcou a volta dos trabalhos deste órgão colegiado, criado em 2013, com competências institucionais de estabelecer as diretrizes básicas, essenciais à coordenação da produção e armazenamento das informações referentes à Cartografia Sistemática e temática do Estado.

O evento iniciou com a formação da mesa de abertura, composta pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, pelo diretor de Geociência do IBGE, Claudio Stenner, pela presidente da Condepe/Fidem e presidente da COMCAR-PE, Sheilla Pìncovsky, além do superintendente estadual do IBGE em Pernambuco, Gliner Dias de Alencar. “Gostaria de parabenizar o esforço de reativar a COMCAR aqui no Estado. Ela é extremamente importante no sentido de melhorar a governança e a coordenação da produção de geoinformação no Estado com os diversos atores existentes “, observou Claudio Stenner.

Para ele, com a disseminação de insumos, como imagens de satélites, e técnicos também, como posicionamento em nuvens, inteligência artificial, o número de atores que produzem geoinformação aumentou muito. “É necessário que haja esse esforço de coordenação para que não se tenha duplicação de esforços e que seja possível priorizar quais são aqueles trabalhos mais importantes para a sociedade”, sublinhou Stenner.

Na sua fala de abertura, Adriano Lucena convidou os presentes a uma reflexão. “Uma reflexão sobre como a nossa omissão enquanto cidadão traz um reflexo profundo à sociedade e leva consequência muito profundas a quem mais precisa da engenharia, de água, de alimento, da moradia, do deslocamento. Isso tudo passa por nós, todos os profissionais das diversas modalidades da engenharia”, afirmou Lucena.

O presidente do Crea-PE continuou: “É fundamental, essencial que vocês sejam associados da Abec (Associação Brasileira dos Engenheiros de Cartografia e de Agrimensura), que fortaleçam a associação. Uma sociedade que se organiza é uma sociedade forte. Ter recursos e não ter recursos depende da nossa organização. Os recursos estão aí. As prioridades é que são de governo. Nós somos um país rico, rico nas pessoas, nas formações. Essa sociedade só é respeitada quando ela tem organização e não é com armas. Nossa arma tem que ser o livro, o convencimento das ideias. Isso provoca transformação. A educação transforma a vida da gente, mas transforma a vida de toda uma sociedade.”

Sheilla Pìncovsky avaliou que a COMCAR é um elemento estratégico para qualquer planejamento. “A gente hoje não pode pensar em planejar nada se não for territorialmente. Juntando os esforços que cada instituição tem, a gente vai poder conquistar grandes avanços”, pontuou. Ela exemplificou a decisão da construção de um conjunto habitacional. “Tem que ver o contexto que o conjunto habitacional vai ser instalado. A questão da drenagem, de abastecimento de água, saneamento. Com essas informações é possível planejar em cima do território. A riqueza disso é que a gente pode saber como isso vai interferir na dinâmica da cidade”, destacou a presidente da COMCAR-PE.

O encontro contou com a participação de representantes de diversas entidades, a exemplo da UFPE, Secretaria do Meio Ambiente do Estado, IBGE, Sudene, Incra, Compesa, Embrapa – Solos, Abec-PE, Chesf. Ainda na plateia estavam presentes representantes do Iterpe, CPHR, Exército, Secretaria de Defesa Social. O evento foi comandado pela professora do Departamento de Cartografia da UFPE, Lígia Alcântara.

Ela observou que um dos problemas é a falta de infraestrutura para ter acesso aos dados gerados e que alimentam os bancos de informações. Isso será um ponto a ser levado na próxima reunião da comissão, agendada para 15 de fevereiro de 2023. Outra dificuldade apontada por ela é a falta de conhecimento dos profissionais da ferramenta BIM. “Mas o Crea se prontificou a disponibilizar treinamento aos profissionais”, adiantou Lígia Alcântara. O Conselho vem realizando cursos gratuitos inclusive para profissionais no interior do Estado, a exemplo de Petrolina, Caruaru e Vitória de Santo Antão, com cursos realizados no final de novembro e agora em dezembro.