Deputado federal Augusto Coutinho participa de Plenária no Confea

Brasília, 27 de setembro de 2013.

Deputado federal Augusto Coutinho ao lado do presidente do Confea, José Tadeu da Silva, do vice-presidente do Confea, Julio Fialkoski, e do conselheiro federal Arciley Pinheiro: em defesa da Engenharia

O primeiro dia (25) da 1403ª Sessão Plenária contou com a participação do deputado federal Augusto Coutinho, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Agronomia e Arquitetura no Brasil. Ao plenário, o parlamentar informou sobre o andamento dos trabalhos da Frente, baseado nas propostas destacadas pelo Grupo de Trabalho Assuntos Parlamentares (GT Apar) do Confea.  Coutinho ainda convidou os conselheiros federais a participar, na próxima terça-feira (1º/10), da reunião da Frente Parlamentar para a definição de agenda de trabalho, que inclui a seleção dos projetos de interesse da área tecnológica. A reunião está marcada para as 17 horas, no Plenário 16, da Câmara dos Deputados.

Augusto Coutinho parabenizou a iniciativa do Confea ao investir no acompanhamento das propostas parlamentares para que projetos importantes não passem despercebidos. “É importante que a frente encurte essa distância entre parlamento e profissionais para que haja sintonia com as demandas da área tecnológica”, considerou o deputado.

Na ocasião, o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu, apresentou prioridades elencadas pelos profissionais do Sistema durante a 70ª Soea e a 1ª Etapa do CNP, em Gramado, entre diversas iniciativas que tramitam no Congresso.  Ao final, pediu apoio ao parlamentar para as propostas, destacando, por exemplo, a necessidade de aprovação do projeto de lei que regulamenta a profissão de tecnólogo (PL 2245/07). “Pedirei à minha assessoria que levante a situação legislativa desse projeto para que esteja nas discussões da Frente”, comprometeu-se o deputado.

Entre os projetos destacados pelo deputado, está o PLC 13/13, do deputado federal José Chaves (PTB-PE), que define a Engenharia, a Arquitetura e a Agronomia como carreiras de Estado e o projeto (PL 491/11) que determina a realização periódica de inspeções em edificações. Coutinho observou que essa proposta é terminativa, ou seja, não precisa ser analisada pelo plenário da Câmara, vai direto para as comissões do Senado. O vice-presidente do Confea, engenheiro mecânico Julio Fialkoski, referiu-se às discussões mantidas durante a 70ª Soea (Semana Oficial de Engenharia e Agronomia), cujo objetivo maior foi contribuir para a reformulação do marco legal do Sistema Confea/Crea e Mútua. O vice-presidente ainda pediu apoio ao projeto de federalização do plenário do Conselho Federal. “Penso que os profissionais de todos os estados gostariam de estar representados aqui no Confea”, disse.

Deputado Augusto Coutinho recebe do engenheiro civil José Tadeu da Silva certificado de participação na plenária do Confea

Sobre a entrada de profissionais estrangeiros, o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Agronomia e Arquitetura defendeu a reciprocidade entre países. “Em algumas situações podem existir demandas específicas, entretanto, a Engenharia do Brasil não deve a nenhuma Engenharia de outro país”, ponderou. “O nosso compromisso é com a engenharia ética e honesta. A falta de provisionar o futuro compromete o desenvolvimento brasileiro”,  avaliou o parlamentar.

Sobre a Frente Parlamentar

A Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia e Agronomia foi lançada em agosto, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Com apoio do Sistema Confea/Crea e Mútua, a iniciativa teve apoio de 270 congressistas para que os projetos de interesse da área tecnológica fossem defendidos pela Frente. Durante o lançamento, cerca de 100 representantes de lideranças do Sistema estiveram presentes nesse evento histórico para as profissões tecnológicas.

Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia e Agronomia é lançada hoje com apoio do Sistema Confea/Crea e Mútua

Equipe de Comunicação do Confea