Crea-PE

Desafios e soluções para habitação de interesse social serão abordados em minicurso

Capacitação será ministrada pelo engenheiro Civil Stênio Cuentro, na 3ª Solenidade de Honra ao Mérito da Engenharia Civil, realizada pela Abenc-PI, e  contará com a presença do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena

Os desafios e as saídas para a moradia serão abordados no minicurso Habitação de Interesse Social e Mobilidade Urbana, que será ministrado pelo engenheiro civil Stênio Cuentro, coordenador da Câmara de Engenharia Civil do Crea-PE e presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis, em Pernambuco (Abenc-PE). A capacitação acontecerá nesta quinta-feira (18), na sede do Crea Piauí. O evento, que tem patrocínio do Confea e da Mútua, faz parte da 3ª Solenidade de Honra ao Mérito da Engenharia Civil, realizada pela Abenc-PI. Na sexta-feira, a cerimônia contará com a participação do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena.

Stenio Cuentro vai apresentar uma retrospectiva dos 50 anos de investimentos na área de habitação. Segundo ele, ocorreram erros nesse período, desde a implantação do Sistema Financeiro da Habitação. “Houve equívocos na política habitacional”, afirma Cuentro, a exemplo da acomodação da população rural, que migrou para a área urbana, e na construção de grandes conjuntos residenciais em áreas distantes dos centros, na década de 1970.

O engenheiro pretende mostrar também a política de habitação nos anos 2000, com a criação do programa Minha Casa, Minha Vida, através do qual foram construídas 5,3 milhões de unidades habitacionais no Brasil, mas que não resolveu o problema do déficit habitacional, que se encontrava em 5,8 milhões em 2019. “Entidades como a Abenc podem organizar programas de habitação de interesse social para grupos ou entidades e organizações que têm a habitação como foco”, defendeu o engenheiro.

De acordo com Stenio Cuentro, o curso tem como objetivo apontar os novos caminhos para que os profissionais possam se qualificar e ampliar a atuação no mercado de trabalho. Ele também vai mostrar a relação entre habitação e sistema de transporte, que deveria facilitar a mobilidade urbana da população para a moradia. “Habitação é uma demanda real e permanente”, concluiu.

 

Pular para o conteúdo