Economia verde e indústria são enfoques de V Seminário de Sustentabilidade Ambiental da FIEPE

??????Pelo quinto ano consecutivo, o Sistema FIEPE realiza o Seminário de Sustentabilidade Ambiental para disseminar e debater conceitos de sustentabilidade possíveis de serem alcançados pelas indústrias. Nesta edição, que acontece no próximo dia 28 de abril na FIEPE, estarão em pauta o entendimento sobre a economia verde e a importância para a sustentabilidade corporativa; os desafios encarados pelo mundo empresarial quando incorporados os aspectos socioambientais e os impactos produtivos diante do cenário ambiental atual. O Seminário abordará o tema Economia Verde e a Indústria, com o intuito de promover as possibilidades do mundo empresarial, através de conceitos, princípios e práticas presentes no mercado, sobre as questões que envolvem sustentabilidade e responsabilidade social. O destaque na programação é a palestra da secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife, Aparecida Pedrosa, que irá falar sobre a Lei 18.112/2015, que rege a obrigatoriedade dos telhados verdes nas novas edificações.

Foram convidados para comandar palestras os jornalistas Dal Marcondes (Adalberto Marcondes) e Gilberto Dimenstein, que se especializaram no tema. Marcondes é criador do portal Envolverde e editor da revista Carta Verde, além de articulista da Rede Amazônica. É editor no Brasil do Projeto Terramérica, ligado aos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), e membro do Grupo de Trabalho de Comunicação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. Sua palestra vai abordar o esforço de empresas e consumidores em busca da construção de cadeias de valor sustentáveis, as transformações nos modelos econômicos e empresariais sem comprometimento da viabilidade econômica das organizações. De acordo com Marcondes, a economia mais verde pode ser reforçada no mercado de trabalho, mas, dependerá de políticas corretas e da capacidade das instituições de implementá-las.

Já Dimenstein, um dos jornalistas brasileiros de maior renome internacional e escritor com diversas premiações, já passou pelos mais importantes órgãos da imprensa nacional e hoje atua como colunista e membro do Conselho Editorial da Folha de São Paulo, além de ser comentarista da Rádio CBN. Suas palestras tratam novas habilidades do profissional do futuro, tecnologias aplicadas à educação, responsabilidade social e sustentabilidade. Sua apresentação na FIEPE vai tratar de gestão sustentável dos negócios alinhada ao desenvolvimento das cidades e como novas tecnologias conseguem criar cidades sustentáveis.

O Seminário também exibirá cases de sucesso, e entre eles está o Jardim Filtrante da Empresa PHYTORESTORE BRASIL SERVIÇOS DE FITORREMEDIAÇÃO LTDA. A tecnologia francesa promove o tratamento de água, ar e solos contaminados com qualquer tipo de poluentes, através de processos naturais (jardins e parques). Assim a água fica pronta para reutilização em diversos fins.

SERVIÇO:
V SEMINÁRIO DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DO SISTEMA FIEPE