Crea-PE

Fórum Permanente pela Mobilidade e Defesa do Metrô realiza nesta sexta-feira (3) a primeira reunião de 2023

Encontro acontece na sede do Crea-PE, a partir das 10h, com a presença de representantes da sociedade civil, universidades, entidades sindicais e municípios da Região Metropolitana para debater ações de resgate do transporte metroviário 

A primeira reunião do Fórum Permanente pela Mobilidade e Defesa do Metrô em 2023 acontece, nesta sexta-feira (3), às 10h, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). Na pauta, o debate sobre as primeiras ações do fórum, que luta contra o sucateamento e a expansão do Metrô Recife. A mobilização é uma iniciativa do Crea-PE com o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro).

O encontro vai retomar a luta articulada para buscar caminhos que possam resolver os problemas do transporte público de massas. Estão convidados representantes de entidades, das centrais sindicais, da sociedade civil, prefeitos e vereadores da Região Metropolitana do Recife. O senador Humberto Costa (PT) deve participar do evento, representando o Governo Lula.

Apesar das vantagens que possibilita à sociedade, o metrô vem sofrendo com o forte sucateamento ao longo dos anos. O transporte sobre trilhos permite a locomoção dos passageiros com mais rapidez, e ajuda a diminuir o número de acidentes e engarrafamentos no trânsito, além de ser uma alternativa à preservação do meio ambiente.

A falta de investimentos em ampliação e de recursos para a manutenção do Metrô Recife torna a operação arriscada e cara. Também causa prejuízos à mobilidade urbana e interfere no deslocamento de milhares de trabalhadores diariamente. O fórum já recebeu documentos com diagnóstico da situação de abandono que a empresa vem sofrendo por parte do Governo Federal, além de um projeto para a expansão do Metrô no Recife.

O Fórum Permanente de Mobilização e Defesa do Metrô teve início em 2022, com a articulação entre o Crea-PE e o Sindmetro, que têm o papel de interlocutor junto ao Poder Público. É também um compromisso dos profissionais da Engenharia com a cidade, no sentido de resgate do metrô, sua expansão e modernização, com a mobilização da sociedade civil, entidades sindicais, universidades e políticos.

Skip to content