Legado do engenheiro eletricista José Antonio Muniz é imortalizado em livro

Memória da Eletricidade publicou o depoimento biográfico do engenheiro

Uma história exemplar e inspiradora agora está imortalizada no livro “José Antonio Muniz: depoimento biográfico”, produzido pela Memória da Eletricidade. O engenheiro eletricista José Antonio Muniz foi presidente da Chesf, Eletronorte e Eletrobras. Dividida em cinco capítulos, a publicação conta o início de sua vida ainda no interior do Maranhão, até os estudos no Recife, que o levaria aos mais altos cargos dessas empresas.

Em entrevista ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Antonio Muniz relatou a sua felicidade com a publicação. “Esse livro ficou muito fiel à história e eu gostei muito. Fiquei muito feliz de ter a minha trajetória registrada pela Memória da Eletricidade ao lado de grandes ícones do setor elétrico brasileiro”, afirmou.

O engenheiro também fez questão de dizer que a Chesf foi sua grande escola. Mas foi na Eletronorte que ocorreu o episódio mais curioso de sua trajetória. Em 1989, o então diretor de Engenharia da empresa foi até a cidade de Altamira, no Pará, para explicar o projeto das barragens hidrelétricas no Rio Xingu, ainda com o nome de Kararaô. “Esse episódio repercutiu até internacionalmente. Foi quando a indígena Tuíra bateu com um facão no meu rosto. Em função desse momento, eu fui convidado para trabalhar em São Paulo para viabilizar o projeto. Passei cinco anos e depois assumi a presidência da Eletrobras”, contou, ressaltando que a partir daí conseguiu ajudar a destravar o que faltava para que o projeto de Belo Monte, anteriormente chamado de Kararaô, fosse concretizado. Belo Monte é a quarta maior usina do mundo.

O livro conta ainda sua contribuição para que outros projetos fossem viabilizados, a exemplo da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, considerada a 2ª maior usina hidroelétrica 100% brasileira, ficando atrás apenas de Belo Monte.

Considerando-se pernambucano e ressaltando que vive no estado há 64 anos, José Antonio Muniz explicou que o livro não é comercializado, mas sim distribuído, e também está disponível em versão digital gratuita, no site: https://josemuniz.memoriadaeletricidade.com.br/