Livro em quadrinhos com releitura da obra de Gilberto Freyre terá lançamento em Petrolina neste sábado (17)

Publicação já lançada no Recife será apresentada durante a Semana de Engenharia do Crea-PE 2022, no Clube AABB. Também haverá homenagens a profissionais, empresas e instituições de ensino

Após o lançamento no Recife do livro “Nordeste: uma visão em quadrinhos da Civilização do Açúcar”, realizado na última quarta-feira (7), é a vez de Petrolina, no Sertão do Estado, conhecer a publicação. O lançamento da releitura da obra de Gilberto Freyre faz parte da programação da Semana da Engenharia Crea-PE 2022, promovida na cidade, no próximo sábado (17). Durante o evento, serão realizadas também homenagens a profissionais, empresas e instituições de ensino. O encontro acontece, a partir das 9h, no Clube AABB Petrolina.

A publicação foi uma realização conjunta do Crea-PE e da Fundação Gilberto Freyre, com patrocínio do Confea e da Copergás. A ideia do projeto é rejuvenescer a obra de Freyre, abrangendo um maior público. Dar mais visibilidade, com uma linguagem moderna ao tema da sustentabilidade, que o escritor já imortalizou, em 1937, com o lançamento da obra “Nordeste: aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do Nordeste do Brasil”. De forma pioneira, Freyre levantou temas como a devastação das matas e a falta de cuidado com a preservação da fauna.

A programação da Semana do Engenheiro em Petrolina começa às 9h, com o credenciamento dos participantes. A apresentação do livro será feita pelo presidente da Fundação Gilberto Freyre, Fernando Freyre, a partir das às 10h, logo após a abertura e composição da mesa, marcada para às 9h30.
Nielsen Christianni, superintendente Técnico e de Gestão do Crea-PE, disse que no evento haverá homenagens e reconhecimento das contribuições de profissionais com atuação em diversas áreas da engenharia, da agronomia e geociências, contemplando setores como construção civil, mineração e infraestrutura. “São ações que contribuem para o desenvolvimento da região, e pessoas que dão visibilidade, em suas áreas, às atividades ligada ao Sistema Conefa/Crea”, afirmou.

O superintendente disse que as homenagens se estendem às instituições de ensino, fundamentais na formação das engenharias, como UNIFTC, Uninassau, Univasf e Unibraz. “Essas instituições são importantes na formação profissional no interior do Estado, evitando que os estudantes tenham necessidade de se deslocar para a capital”, disse Christianni, acrescentado que elas também formam esses profissionais dentro do contexto regional.

Segundo Maristela Cavalcante, coordenadora-secretária da Inspetoria do Crea em Petrolina, a Semana do Engenheiro é uma oportunidade de fortalecimento da profissão. Maristela Cavalcante também destacou as homenagens a profissionais e empresários que são referência em suas áreas de atuação, e que defendem e fortalecem a atividade. Além disso, ela destaca o espaço de confraternização dos engenheiros, que está sendo retomado com o evento, que está superando as expectativas no número de inscrições.