Reunião no Crea-PE define ações para recuperar encosta de condomínio atingido pelas chuvas em Jaboatão

Conselho reuniu representantes do condomínio, da construtora e da Prefeitura de Jaboatão nesta terça-feira 13, quando ficou definido um cronograma de atividades para garantir a segurança dos moradores

O Crea-PE avançou na busca por soluções para recuperar a encosta do condomínio Ecovila Yapotan, em Jaboatão dos Guararapes, que sofreu um deslizamento na área da piscina, com as fortes chuvas ocorridas em maio deste ano. Nesta terça-feira (13), aconteceu, na sede do Conselho, a primeira reunião com todas as partes envolvidas na questão e foram firmados alguns compromissos.

Além do Crea-PE, participaram representantes do residencial, da Prefeitura de Jaboatão e da construtora Mult Técnica Engenharia. O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, disse que o Conselho está buscando promover o consenso. Segundo ele, essa reunião foi articulada após encontros isolados com os envolvidos.

Adriano Lucena explicou que o objetivo da reunião foi o de encontrar soluções para recuperar a encosta, levando tranquilidade aos moradores, que não podem viver sob o risco de desabamento dos imóveis. “Se não houver união de todas as partes, não será possível resolver o problema”, afirmou. Construído em 2018, o condomínio conta com 752 unidades, onde moram aproximadamente duas mil pessoas.

Os participantes definiram um cronograma até janeiro de 2023 com as ações necessárias. A construtora prometeu protocolar no Crea-PE o projeto executivo para recuperação do talude. O coronel Artur Paiva, superintendente de Proteção e Defesa Civil de Jaboatão, vai auxiliar na colocação de lonas de proteção, adquiridas pela construtora.

Já o Crea-PE vai fazer uma articulação política, junto com o condomínio e a prefeitura, para conseguir recursos que garantam a recuperação do talude. A ideia é mobilizar os deputados federais para que seja apresentada emenda no Orçamento Geral da União de 2023.

Também participaram da reunião o chefe de Gabinete do Crea-PE, Marcos André de Carvalho, e os representantes do condomínio, a conselheira Cariane Ferraz e o engenheiro Paulo Cunha. O advogado Rafael de Biase e os consultores Cláudio Mota, Leonardo Costa e Mychael Torres representaram a construtora.

A reunião é mais uma das ações que o Crea-PE vem realizando para contribuir com soluções viáveis que equacionem os problemas causados pelas fortes chuvas ocorridas este no Estado.

#creape #chuvas #ecovilayapotan #jaboatao #deslizamento