Uma noite de celebração à cultura marca lançamento de livro “Nordeste: uma visão em quadrinhos da Civilização do Açúcar” nesta quarta-feira (7)

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco e a Fundação Gilberto Freyre, com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e Companhia Pernambucana de Gás

Uma noite memorável de celebração à cultura pernambucana marcou o lançamento do livro “Nordeste: uma visão em quadrinhos da Civilização do Açúcar” nesta quarta-feira (7). O projeto, uma releitura da obra “Nordeste: aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do nordeste do Brasil”, do sociólogo Gilberto Freyre, concretiza a parceria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) e a Fundação Gilberto Freyre.

“A cultura humaniza as pessoas, transforma o aprendizado e é essa uma função do Crea de fomentar e renovar as opções de acesso ao conhecimento. É papel do Confea, do Crea realizar projetos para a sociedade”, atestou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, que compôs a mesa de abertura do evento junto com o presidente da Fundação Gilberto Freyre, Fernando Freyre Filho, com o jornalista Beto Beltrão, responsável pela adaptação do texto, e com o quadrinista Luciano Félix, ilustrador da obra.

“Uma das coisas que eu tenho certeza neste momento é que Gilberto Freyre estaria muito feliz. Me sinto muito honrado em presidir a Fundação no instante da entrega desta obra magnífica para a sociedade”, comemora Freyre Filho, neto do ilustre sociólogo.

A concretização deste projeto contou com o patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás). Esse apoio foi largamente ressaltado tanto por Lucena quanto por Fernando Filho. É a segunda parceria cultural do Crea-PE com a Copergás.

Após a apresentação do projeto, a plateia assistiu a um curta-metragem que mostrou os bastidores da produção da obra. A preocupação em manter vivo o pensamento de Freyre, o tipo de traço, referências, linguagem estiveram na pauta deste desafio que, entre a assinatura do contrato para a execução da adaptação ao lançamento, foram pouco mais de seis meses.

Depois da cerimônia, os convidados participaram de um coquetel na própria Fundação Gilberto Freyre, palco do lançamento do livro. A publicação não será comercializada, mas distribuída para escolas, universidades e bibliotecas públicas, além de entidades profissionais da engenharia, agronomia e geociências, a órgãos públicos estaduais, municipais e federais em Pernambuco.