Ministra Simone Tebet recebe do Crea-PE carta em defesa da retomada das obras da ferrovia Transnordestina

Presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, participou do lançamento e da plenária do Plano Plurianual Participativo (PPA) do Governo Federal e defendeu obras estruturadoras para o desenvolvimento do Estado

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, entregou à ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, na noite desta sexta-feira (12), uma carta em defesa da retomada das obras da ferrovia Transnordestina. A ministra veio ao Recife para o lançamento do Plano Plurianual Participativo (PPA) em Pernambuco.

Intitulada “Transnordestina já”, a carta apresenta as dificuldades logísticas e de desenvolvimento da região e a importância de investimento público em projetos estruturadores, como a ferrovia, que possam reduzir as desigualdades e promover o crescimento regional.

O documento mostra ainda a necessidade de finalizar o trecho da ferrovia que liga Salgueiro, no Sertão, ao Porto de Suape. No final de 2022, essa conexão foi retirada do projeto. O conteúdo da carta pode ser conferido aqui

Assinam a carta o Crea-PE, FCDL, CDL Recife, Ademi, Sinduscon, Porto Digital, Fiepe SindLoja Recife, Instituto Engenheiro Joaquim Correia, Fecomércio, Rede Gestão e Grupo Atitude.

Adriano Lucena também participou da mesa da plenária, com várias entidades, com o objetivo de apresentar propostas ao Governo Federal para inclusão de projetos, ações e políticas públicas pelo Governo Federal no PPA 2024-2027.

O presidente do Crea-PE destacou a importância do encontro para discussão do orçamento. “A engenharia, a Agronomia e a Geociências está presente na maioria das propostas feitas aqui, de moradia digna, acessibilidade, alimentação “, afirmou. Segundo Lucena, essas propostas passam por um “orçamento justo e de inclusão ”

Adriano Lucena defendeu ainda a importância de se discutir no orçamento a inclusão da Transnordestina, como um meio de transporte que pode mudar a matriz econômica do Nordeste.

A inclusão da Transnordestina no PPA também foi uma das propostas de Pernambuco, segundo afirmou a governadora Raquel Lyra, na mesa de abertura da apresentação do PPA Participativo.

O evento contou com a participação dos ministros Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Marcelo Macedo (Secretaria Geral da Presidência) e André de Paula (Pesca e Aquicultura). Também participaram a senadora Teresa Leitão, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e representantes dos movimentos populares.