Crea-PE

Seminário debate inovação, tratamento e valorização dos resíduos sólidos

Evento promovido pela Abes-PE e Lavoro Gerenciamento Empresarial, com apoio do Crea-PE, acontece nesta quarta-feira (25), no auditório do Conselho

Os resíduos sólidos dos aterros sanitários podem gerar biogás, energia elétrica e água de reuso. Apesar dos benefícios, pesquisas e inovação na gestão desses resíduos podem evitar esse tipo de infraestrutura nas cidades. Essas questões que envolvem o tratamento, uso e administração desse material serão debatidas por especialistas, no Seminário Inovação na Gestão, Tratamento e Valorização de Resíduos.

Com apoio do Crea-PE, o evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-PE) e a Lavoro Gerenciamento Empresarial, Corporativo e Ambiental, acontece na próxima quarta-feira (25), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, no horário das 13h às 20h.

A abertura da mesa, às 13h30, contará com a participação do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, e representantes das entidades envolvidas no debate. O evento é gratuito, com vagas limitadas. As inscrições devem ser realizadas aqui . No site é possível conferir a programação completa.

O professor Fernando Jucá, presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) será o palestrante do painel “Inovação na Gestão dos Resíduos”, às 14h30. O segundo painel começa às 17h15, tendo como palestrante Marcelo Benvenuto, da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP), que vai apresentar o tema “Projeto, Drenagem, Controle, Monitoramento e Tratamento do Chorume de Aterros sanitários”.

Os debatedores vão apresentar experiências na gestão dos resíduos sólidos urbanos em Pernambuco e abordar a inovação, pesquisa e desenvolvimento na gestão, tratamento e valorização dos resíduos. Além disso, vão apresentar os aspectos técnicos sobre drenagem, dimensionamento de lagoas, controle e tratamento dos aterros; e as melhorias nas políticas públicas de gestão de resíduos no Estado.

Pular para o conteúdo