Circuito Burle Marx começa hoje

Recife, 07 de agosto de 2009 – O Circuito Burle Marx iniciado na manhã de hoje (7), contou com a participação de alunos de dez escolas da cidade, além da apresentação do Grupo Sagrama e do Teatro de Bonecos. A Praça de Casa Forte, no Recife, foi escolhida para ser a primeira do circuito por ser uma das mais importantes obras do paisagista em Pernambuco. A homenagem será prestada em todos os espaços públicos projetados pelo artista na cidade do Recife.

A iniciativa é resultado do esforço conjunto e do reconhecimento de instituições ligadas ao urbanismo na cidade. Para tanto, a Prefeitura do Recife, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), a Câmara de Vereadores, o Laboratório de Paisagem da Universidade Federal de Pernambuco, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PE), o Conselho Estadual de Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan), formaram a Comissão Burle Marx, a quem coube a idealização das ações que serão desenvolvidas em homenagem a um dos maiores paisagistas do mundo.

O coordenador da Comissão Permanente de Meio Ambiente do Crea-PE e membro da Comissão Burle Marx, Alexandre Queiroz, destacou a importância de se comemorar o centenário do paisagista e ainda ressaltou o grande legado que Burle Marx deixou para a Arquitetura e o Urbanismo do Recife. Entre as contribuições do artista, destaca-se a construção dos primeiros jardins públicos do Brasil.

Programação

As comemorações seguem até o dia 17 de agosto e incluem ainda, a entrega da comenda Ordem do Mérito, Manoel Antônio de Moraes Rego, a arquiteta Lorena Pontual, sobrinha-neta de Burle Marx, na plenária solene que será realizada, quarta-feira (12), a partir das 19h, no auditório do Crea-PE. A idealização dessa plenária solene é o Clube de Engenharia de Pernambuco (CEP). Por fim, na segunda-feira (17), acontece no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mesa redonda sobre o tema “Burle Marx e o Mundo Moderno”. As discussões, que começam à partir das 9h, contarão com a participação de profissionais de destaque na arquitetura e urbanismo do Estado.