Crea-PE

Desempenho Pós-Obra é assunto do último Terça no Crea do ano

O Desempenho do Pós-Obra, foi o tema do último Terça no Crea do ano, realizado ontem no auditório do Crea-PE, Dia do Engenheiro. O encontro contou com a participação do engenheiro civil Pedro Lopes, que atua na área de desempenho da Tecomat Engenharia e também colaborador da startup Facilitat Tecnologia, na parte de elaboração de Manuais de Uso, Operação e Manutenção de Edificações.

A palestra decorreu sobre a durabilidade e vida útil das edificações e suas mudanças sofridas ao longo do tempo. Através de um resgate histórico da construção civil no Brasil, observou-se uma cultura de atuação corretiva na situação de pós-obra, e não de prevenção. Segundo Pedro, a ausência de manutenção adequada em edificações é a grande responsável por anomalias das mais variadas que, por sua vez, são causadoras de sérios danos materiais e muitas vezes pessoais. Esses danos são significativos, atingindo não só aos proprietários, mas como toda a sociedade em geral, já que é causa primária de deterioração urbana.

O trabalho realizado pela Facilitat Tecnologia vem buscando essa mudança cultural, colocando nas elaborações dos manuais de procedimento o zelo pelo empreendimento, para que tanto proprietário, como construtora, tenham a manutenção preventiva como prioridade em seus contratos.

O evento também contou com a participação do parceiro Unyleya e da distribuição de publicações, contendo informações dos serviços oferecidos pelo sistema  Confea/Crea, ao público presente.

Pular para o conteúdo