Home > Arquivo > Acessibilidade da Rua do Hospício é planejada em Fórum das Entidades

Acessibilidade da Rua do Hospício é planejada em Fórum das Entidades

Recife, 25 de agosto de 2009 – O 2º Encontro do Fórum das Entidades foi marcado pela discussão sobre as questões de acessibilidade no prédio e no entorno do Memorial de Engenharia, na Rua do Hospício, no bairro da Boa Vista, no Recife. Na ocasião, participaram representantes de entidades ligadas às áreas de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado. A reunião aconteceu hoje (25), na sede do Memorial da Engenharia.  

Durante o Fórum, a arquiteta e coordenadora do Programa de Acessibilidade, Ângela Carneiro da Cunha, fez apresentação do projeto de acessibilidade do Memorial de Engenharia e do seu entorno. Ela mostrou as mudanças necessárias na construção do edifício, tais como circulação horizontal, mobiliário, sinalização e portas.

De acordo com Ângela, não se pode pensar na melhoria da acessibilidade do prédio sem cuidar das áreas do entorno. Por isso, a arquiteta falou sobre a necessidade do Crea-PE de fazer laudo técnico com as recomendações à Prefeitura do Recife. Entre os pontos citados pela coordenadora, estão as calçadas, travessias, postes e orelhões.

“Este é apenas um embrião do projeto, que garante o fácil acesso para todos. Estamos tentando desenvolver este projeto e, para isso precisamos de mais parceiros”, afirmou Ângela. O projeto que visa a acessibilidade da Rua do Hospício já tem como parceiros a Diretoria de Controle Urbano (Dircon), a Diretoria de Urbanização (Dirurb), o Consórcio Grande Recife e Gerência de Comércio Informal da Cidade do Recife.

Já  o presidente do Sindicato dos Arquitetos de Pernambuco (Saepe), Waldecy Pinto, apresentou o projeto de reforma do edifício sede do Memorial. O projeto será todo construído de acordo com as normas de acessibilidade e com espaço reservado para todas as instituições integrantes do Fórum. Para o vice-presidente do Crea-PE, Maurício Pina, "é indispensável planejar a ocupação do espaço". O projeto foi aprovado e será orçado até a próxima reunião, que acontecerá no dia 29 de setembro, na sede do Memorial, às 12h30.

Rui Gonçalves
Assessoria de Comunicação do Crea-PE

Check Also

Novo diretor financeiro da Mútua será eleito hoje

Cumprindo determinação do Confea, através da Resolução 1.117/19, bem como a Deliberação nº 147/2020-CEF, aprovada …