Crea na Estrada com auditório lotado e público participativo em Caruaru

creanaestrada2Depois de passar pela cidade de Petrolina, no Sertão, o Crea na Estrada chegou até Caruaru, a capital do Agreste. Na noite desta quinta-feira (03), os estudantes das áreas tecnológicas e profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua participaram de palestra, no auditório da Universidade do Vale do Ipojuca (Unifavip) Devry, sobre eficiência energética. Na ocasião, o engenheiro Reynaldo Alfredo, da Unidade de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, foi o palestrante. Ao todo, mais de 140 pessoas participaram do evento.

Na abertura do encontro, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, falou da satisfação de levar a segunda edição do Crea na Estrada para a cidade e da realização do evento. “Estamos muito felizes de trazer o Crea na Estrada para Caruaru. É bom ver esse auditório lotado de estudantes e profissionais dispostos a adquirir novos conhecimentos”, explica Evandro Alencar.

Ainda segundo o presidente, o Crea na Estrada é um projeto baseado no Terça no Crea, que promove a cada semana uma capacitação, treinamento ou palestra na sede do Conselho. “Toda semana discutimos temas relevantes para nossas profissões na sede do Crea. E achamos interessante levar algo semelhante para o Interior do Estado. Estamos pensando em todos os profissionais do Estado, do Litoral ao Sertão”, explica.

creanaestrada3Em sua palestra, Reynaldo Alfredo apresentou as ações de eficiência energética do Grupo Neoenergia. De início, o palestrante falou do cenário de crise em que estamos inseridos. “Temos PIB em queda, altos índices de desemprego, inflação em alta e reservatórios em recuperação. É preciso focar nessa questão. Muitos dos nossos reservatórios estão em estado crítico”, afirmou Reynaldo. Ele também falou sobre a questão tarifária. “Estamos, a partir de 28 de outubro, com a bandeira amarela. Nesse caso, a tarifa sobe R$1,50 para 100 KWh”, explica.

De acordo com Reynaldo Alfredo, a eficiência energética consiste em obter o melhor desempenho na produção de um serviço com o menor gasto de energia. “Como exemplo de ação, está a modernização de equipamentos e processos no sentido de reduzirem seu consumo. Os programas voltados para o consumo consciente também contribuem para a economia”, afirma.

Durante o encontro, Reynaldo falou da criação do o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), em 1985. “A ideia é incentivar a eliminação de desperdícios, assim como reduzir os custos e os investimentos setoriais”, explica. Dentro desta iniciativa do governo federal, foi elaborado o Selo Procel, que orienta o consumidor na compra de produtos, sinalizando aqueles com melhores níveis de eficiência energética.

creanestrada4Os contratos de concessão firmados pelas empresas concessionárias do serviço público de distribuição de energia elétrica com a ANEEL estabelecem obrigações e encargos perante o poder concedente. Uma dessas obrigações consiste em aplicar anualmente o montante de, no mínimo, 0,5% de sua receita operacional líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica, o que consiste no Programa de Eficiência Energética das Empresas de Distribuição – PEE.

“Para promover a eficiência energética em sua área de atuação, o Grupo Neoenergia investe em projetos por meio de suas distribuidoras na Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O Grupo Neoenergia investiu, desde 1998, R$ 436,2 milhões em mais de 350 projetos de Eficiência Energética, sendo R$ 335,7 milhões em projetos para a população de baixa renda”, explica Alfredo.

Entre esses projetos está o Nova Geladeira, voltado para os consumidores de baixa renda, beneficiados pelo programa Tarifa Social, do Governo Federal, e o Vale Luz, que atua no descarte adequado de resíduos e auxilia na melhoria das condições de vida das populações. No primeiro programa, as distribuidoras doam equipamentos novos, mais eficientes e econômicos no consumo de energia, chancelados com o Selo Procel. Isso sem qualquer custo para o cliente. Já no segundo, os clientes entregam resíduos sólidos recicláveis em postos de coleta de instituições parceiras. Em troca, recebem descontos na conta de energia.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE