Crea-PE promove 9° Congresso Estadual de Profissionais nesta sexta e sábado

Cartaz CEP2016 RecifeDepois de passar por 10 microrregionais e coletar mais de 130 propostas, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) promove, nesta sexta-feira (17) e sábado (18), o 9° Congresso Estadual de Profissionais (CEP). O evento será realizado na Escola Politécnica de Pernambuco (Poli-UPE) e é aberto a todos os profissionais e estudantes das áreas tecnológicas e toda a sociedade.  Na sexta-feira, o encontro começa às 19h. Já no sábado, o Congresso começa às 8h. O tema central do congresso é “O Sistema Confea/Crea e Mútua em Defesa da Engenharia e Agronomia Brasileiras”.

Na programação da sexta-feira (17) haverá a palestra “Grandes Desafios Hídricos de Pernambuco”, que será ministrada pelo engenheiro civil Mauro Roberto de Souza Lacerda. No sábado, após a abertura, o coordenador da Comissão Organizadora Regional (COR-PE) do CEP, conselheiro Plínio Sá, fará a apresentação do regimento do CEP. Em seguida, haverá a apresentação dos eixos temáticos: “Defesa e Fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à Sociedade”, “Tecnologia e Inovação” e “Carreira e Prerrogativas da Engenharia e da Agronomia”. Por fim, serão montados os grupos de discussão.

De acordo com o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, essa é a oportunidade de propor mudanças na legislação e alterações no funcionamento do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Passamos por algumas regionais do Conselho, procuramos ouvir todos os profissionais que fazem parte do nosso Sistema. Esse esforço tem o objetivo de estimular a participação dos profissionais num evento que traz a efetiva possibilidade de mudanças que visam valorizar os profissionais do Sistema, assim como adequar legislação que nos rege a realidade atual”, ressalta Evandro Alencar, destacando a importância da participação de todos.

O Sistema Confea/Crea e Mútua realiza o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), a cada três anos, com o objetivo de aprovar propostas para a valorização e modernização do Sistema e das modalidades profissionais por ele representadas, e o cumprimento do mandato de defesa da sociedade. No Congresso Estadual de Profissionais (CEP-PE) serão aprovadas as propostas, oriundas dos 10 encontros microrregionais, que seguem para sistematização, discussões e votações no Congresso Nacional de Profissionais (CNP) em Foz do Iguaçu, nos dias 2 e 3 de setembro. No CEP também serão eleitos os delegados regionais que representarão e defenderão as propostas dos profissionais de Pernambuco no CNP, em Foz do Iguaçu.

Os eixos temáticos do evento deste ano são: Fortalecimento da Engenharia e Agronomia junto à Sociedade; Tecnologia e Inovação e Carreira e Prerrogativa da Engenharia e Agronomia. O CNP ocorrerá em paralelo a 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea).

No último CEP, realizado em 2013, foram destacados assuntos, como: a necessidade de maior participação profissional no Sistema e atualização da Lei 5.194/66. Na 8ª edição, foram colhidas 140 propostas, sendo que 20 foram levadas ao CNP, que contou com a participação de aproximadamente dois mil engenheiros, tecnólogos e técnicos.

DELEGADOS

No CEP serão eleitos os delegados representantes de Pernambuco. Ao todo são 16 delegados destinados ao Estado, uma vaga é destinada ao Coordenador da Comissão de Organização Regional; sete para profissionais com mandato; e oito para profissionais sem mandato.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE