Fiscalização Dirigida do Crea-PE reforça defesa do exercício legal da profissão

Em Petrolina e cidades vizinhas durante toda a semana passada, a equipe da Fiscalização Dirigida do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), desenvolveu mais uma série de ações que tem como a verificação da presença de profissionais habilitados no exercício de funções das competências previstas em lei.

Mostrar à população a importância do trabalho que garante a segurança da sociedade é atividade recorrente do Conselho, segundo o presidente Evandro Alencar. Da mesma forma, fazer os profissionais entenderem que as exigências são parte de um processo que tem como foco, a visão de que investir na contratação de um profissional habilitado é muito mais viável e eficiente, do que contratar pessoas sem conhecimento técnico para exercerem as funções dos engenheiros, agrônomos e geocientistas, enfatiza.

Nesse sentido, a Fiscalização Dirigida se mostra bastante eficaz, minimizando riscos e cobrando dos contratantes a identificação dos profissionais habilitados, como previsto em lei, ressalta. A gerente da Fiscalização do Crea-PE, Aldenice Koga, contou que na fiscalização realizada em duas cerâmicas nesta semana, foi feita autuação diante da falta de responsável técnico e que, cientes da necessidade de cumprir o que exige a legislação, as empresas contrataram, imediatamente, os serviços de profissionais habilitados para exercer as funções técnicas e que passaram a fazer parte do quadro técnico das duas empresas.

Quanto ao desenvolvimento das ações a gerente informou que os resultados da segunda (05) e terça (06), totalizaram mais de 60 ações. Detalhando movimentos da quarta-feira (07.10), foram registradas operações realizadas em Petrolina e nos municípios de Santa Filomena e Santa Cruz foram 35 autuações sendo: 30 construções civis ; 1 cerâmica e 04 comércios de vendas de produtos agropecuários.  Já na quinta-feira (08.10), o total foi de 37 atuações, sendo: mais 29 construções civis ; 04 Cerâmicas e, outros 04 comércios de vendas de produtos agropecuários. Novas agendas serão desenvolvidas em todo o estado até o final do ano, concluiu.