Conselheiros pernambucanos participam de Encontros Nacionais das Modalidades de Elétrica, Geologia e Minas e Mecânica e Metalúrgica

encontros_modalidades_maio2015_dentronoticiasOs conselheiros Alberto Lopes Peres Junior, Alessandro Geraldo Alfredo Vieira, Alexandre José Rodrigues Mercanti, Hiroshi Fujino, Jário Pereira Pinto Junior, José Diniz Madruga Filho, Marçal Sayão Maia e Plínio Sá representam o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), entre os dias 13 e 15 de maio, no Encontro Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Mecânica e Metalúrgica, da Engenharia Elétrica e da Geologia e Engenharia de Minas. Os três eventos serão promovidos pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, nos dias 13, 14 e 15 de maio, no Rio de Janeiro, no Centro de Convenções Sulamérica. A comitiva pernambucana conta ainda com o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar.

Encontro Nacional da Engenharia Mecânica e Metalúrgica

Uma oportunidade para todos “abrirem a boca”. É assim que o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial, eng. mec. Oswaldo Paiva, enxerga o Encontro Nacional da Engenharia Mecânica e Metalúrgica. “Queremos que os participantes apresentem suas dúvidas e questionamentos. A gente não quer palestra que fica todo mundo ouvindo, bate palma e vai embora”, opina. “Estamos empolgados, porque acabamos de ter a Reunião Ordinária em Manaus e foi um sucesso!”, conta.

A Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial (CCEEI) encaminhou proposta de programação ao Confea com três mesas-redondas e três palestras. As mesas-redondas sugeridas abordam ensino à distância, ações do Sistema Confea/Crea e Mútua e oportunidades de melhorias e boas práticas nos procedimentos dos Creas. “Queremos fazer uma troca de experiência, para compartilharmos as soluções diferentes e inovadoras, sobre como fazer uma fiscalização, por exemplo”.

Para as palestras, a CCEEI propôs os temas fiscalização, incentivos para a inovação – com um representante do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – e certificação profissional. “Queremos conhecer a experiência que o Paraná está adotando, onde entidades profissionais reconhecidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua aplicam provas de certificação profissional”, explicou.

Encontro Nacional de Engenharia Elétrica

“As agências reguladoras têm tomado decisões sem consultar o Confea”, argumenta o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE), eng. eletric. Alfredo Marques Diniz. De acordo com ele, outro tema que deve ser abordado durante o Encontro é o do ensino à distância. “Isso já é uma realidade, já está acontecendo. Por isso, devemos discutir”, disse. De acordo com ele, fontes alternativas de energia também estão em pauta entre as Câmaras Especializadas. “Cerca de 20% da nossa energia vem da água. Com a crise hídrica, temos de pensar em incentivos para investimento em alternativas”, disse.

Ele mencionou, ainda, o sombreamento entre as atribuições dos técnicos e tecnólogos da área de Elétrica e a atuação do Corpo de Bombeiros como temas relevantes da CCEEE, que podem ser considerados durante o Encontro Nacional. Segundo ele, é importante debater também temas relacionados ao Sistema de Prevenção Contra Descargas Atmosféricas (SPCDA), cuja fiscalização deve ser feita por profissionais da área de Elétrica.

Encontro Nacional da Geologia e Engenharia de Minas

Orientações sobre fiscalização na mineração será um dos motes do Encontro Nacional da Geologia e Engenharia de Minas. “A expectativa é proporcionar discussão para fornecer meios aos conselheiros de atuarem melhor na orientação e fiscalização na mineração, além de contribuir mais em sua área de atuação, seja no campo, na indústria ou no ensino e pesquisa”, afirma o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas (CCEGM), Eng. Minas José Margarida da Silva.

Marco Regulatório da Mineração, tecnologia mineral, fiscalização, formação e atribuição profissional de técnicos, tecnólogos, geólogos e engenheiros de minas são temas que permearão as discussões do encontro. “Deveremos ter o deputado federal presidente da comissão que discute o Marco Regulatório da Mineração [Gabriel Guimarães (PT/MG)], além de membros das Comissões de Educação e Atribuição Profissional do Confea e dos Creas, professores, profissionais e pesquisadores”, destaca José Margarida.

Com informações do Confea