Crea-PE

Recife monta estratégias de ação e monitoramento para chegar em 2050 com emissão zero de carbono

Palestra na Semana de Engenharia Crea-PE 2022, que aconteceu nesta quinta-feira, apresentou as condições atuais e as propostas da cidade para enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas 

A cidade do Recife montou estratégias para chegar em 2050 com emissão de carbono zero. A preparação começou há oito anos e hoje o município contribui com outras cidades que enfrentam o mesmo desafio de combate às mudanças climáticas. As estratégias e o monitoramento das ações da Prefeitura foram apresentados nesta quinta-feira (15), pelo gerente geral de Educação Ambiental e Mudanças Climáticas, Marcos Francisco Araújo, em palestra na programação da Semana da Engenharia Crea-PE 2022, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE).

Araújo apresentou o Plano de Ação Climática (PLAC) e o Monitoramento do Clima (Moclima), que fazem parte da estratégia da Prefeitura para atingir a meta de mitigação de carbono. O gerente mostrou um panorama da situação climática do Nordeste, alertando que nos próximos anos haverá uma mudança nos padrões climáticos, com aumento médio da temperatura, redução da disponibilidade hídrica e da cobertura vegetal.

Francisco Araújo mostrou também alguns problemas que precisam ser resolvidos no Recife, como a concentração de áreas verdes na região Oeste e a mobilidade urbana, grande responsável pelo aumento na emissão de carbono. Segundo ele, algumas ações, como a substituição de lâmpadas na iluminação pública, a implantação de ciclofaixas e a criação de parques urbanos têm contribuído com a meta estabelecida par 2050. O uso intensivo de tecnologia também tem ajudado a planejar e monitorar as ações e estratégias.

Na abertura da palestra, o superintendente Técnico e de Gestão do Crea-PE, Nielsen Christianni, ressaltou a importância do debate sobre o clima. Christianni falou sobre a necessidade de monitoramento dos eventuais impactos das mudanças climáticas. Segundo o superintendente, outro motivo de reflexão importante é a mobilidade urbana, que tem sido abordada pelo Crea-PE durante a Semana da Engenharia.

A programação do evento continua nesta sexta-feira (16), com o plantio de árvores às 8h, na Rua do Bom Jesus, Bairro do Recife. Na sede do Crea-PE, às 10h, haverá palestra com o tema Licenciamento Ambiental Agilizado do Recife.

 

Pular para o conteúdo