Crea-PE lança Programa Mulher

Lançamento será na quinta-feira, dia 30, às 17h, no auditório da sede do Conselho e contará com transmissão na internet através da TV Crea-PE

O Crea-PE lança no próximo dia 30 de setembro, às 17h, o Programa Mulher. O evento de lançamento acontece no auditório da sede do Conselho e contará com transmissão na internet através da TV Crea-PE. A iniciativa está alinhada com o programa nacional do Sistema Confea/Crea e Mútua, inserido em um contexto onde a equidade de gênero tem sido tratada como pauta prioritária e busca reafirmar o protagonismo da mulher enquanto profissional das engenharias, agronomia e geociências.

Iniciado em 2018 e tendo como diretrizes principais o Plano Nacional de Política para Mulheres do Governo Federal, e diversos acordos internacionais, como a Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW), o programa está comprometido com o objetivo de desenvolvimento sustentável nº 05 da agenda 2030 da ONU, na medida em que busca estimular o protagonismo das mulheres na construção de uma sociedade e de um Sistema Confea/Crea cada vez mais justo, igualitário e democrático.

De acordo com os dados disponibilizados pelo Confea, o percentual de mulheres registradas atualmente no Sistema  corresponde a aproximadamente 15% em relação ao total de profissionais. O desafio principal é encontrar maneiras de estimular a participação feminina de forma protagonista dentro do Sistema Confea/Crea por meio de políticas e programas que sejam atrativos para as mulheres, bem como incentivar o registro profissional das engenheiras, agrônomas e profissionais das geociências após a sua formação acadêmica.

Em Pernambuco, o Crea-PE contabiliza cerca de 66 mil profissionais registrados, dentre engenheiros, agrônomos, geólogos  e tecnólogos. Do total, 20% são mulheres. Para Eloisa Moraes, conselheira do órgão, o número é menor do que o de estudantes mulheres que passam pela universidade.

“Por algum motivo, as mulheres saem da universidade e acabam não exercendo a profissão. A gente quer mostrar que o Crea para elas, atraí-las para o mercado de trabalho, mostrar que há espaço para elas. Existe mercado e elas podem exercer suas funções, e não apenas se graduar”, diz a conselheira.

COMITÊ

A fim de propor e coordenar as atividades de valorização do protagonismo feminino, foi criado o comitê do Programa da Mulher. Ele é formado por Giani Valeriano, Eloisa Moraes, Cláudia Alcoforado, Everdelina Meneses, Maria Pessoa, Jaciara Marques e Adriano Lucena, presidente do Conselho.