Crea-PE dá início as comemorações de 80 anos de fundação

Crea 2
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, acendendo a pira de incineração das bandeiras em desuso

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, abriu, na manhã da segunda-feira (07), as comemorações dos 80 anos da instituição. Na ocasião, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e do Sistema Confea/Crea e a incineração das bandeiras em desuso por parte do Regional, além de um culto ecumênico, que reuniu colaboradores, conselheiros e profissionais do Sistema em um único agradecimento por esses 80 anos de êxito na defesa da sociedade e das profissões ligadas ao Crea-PE.

645af9048871d09ded248f236b8a0b3c
O bolo de comemoração dos 80 anos do Crea-PE, foi cortado pelo presidente e pela colaboradora Maria Alice, do escritório de Boa Viagem.

“É com enorme prazer que comemoraremos o 80º aniversário do Crea-PE. Por essa razão, não poderíamos deixar de homenagear todos os colaboradores, que foram os grandes responsáveis pelo êxito e respeito do Conselho pernambucano junto à sociedade”, destacou o presidente em seu discurso.  Em seguida, José Mário, que ocupa o cargo desde 2009, destacou a satisfação em, como gestor, de comemorar datas tão significativas como os 75 e os 80 anos do Conselho, à frente da entidade. “Nesses meus dois mandatos, eu tive a enorme satisfação de festejar datas tão importantes para o Crea-PE, conselho tão importante para a sociedade”, afirma.

A importância do Regional, segundo o presidente, é validada por diversos atores da sociedade e demais órgãos do Estado. “O Crea-PE é um conselho dinâmico, atuante, engajado socialmente e, acima de tudo, reconhecidamente importante. Isso é comprovado por que sempre somos procurados para debater e consultar sobre importantes decisões estratégicas, tais como o caso do Projeto Novo Recife e o Movimento Ocupe Estelita”, explica Cavalcanti.

Durante a celebração, o presidente homenageou todos os colaboradores através da funcionária mais antiga do Crea-PE. Para hastear a bandeira do Sistema Confea/Crea, ele convidou Arlete Franco Belo, que atua no Regional desde 1948. “É muita emoção ser lembrada dessa forma e de uma maneira tão singela quanto a honra de poder hastear logo a bandeira do Conselho”, afirmou.

Crea 22 peq
O presidente José Mário Cavalcanti, ao lado do primeiro-vice presidente, Arnaldo Cardim, e o chefe de gabinete Osvaldo Fonsêca

Após o ato cívico, o Padre Aníbal Santiago, formado em Arquitetura e que pertenceu durante vários anos ao Sistema Confea/Crea, comandou as preces de agradecimento pelo aniversário do órgão. “É uma data emblemática e importante. Temos que agradecer a Deus a oportunidade de estarmos aqui para presenciar o fortalecimento de uma entidade cada vez mais sólida”, afirmou. Em seguida, o colaborador e pastor da igreja Pentecostal, Antão Batista também proferiu palavras de gratidão. Ainda na ocasião, o presidente prestou uma homenagem a ex-colaboradora Eugênica Falcão, que faleceu no último dia 26, com a apresentação de slides e em seguida com o pedido para que todos os presentes fizessem um minuto de silêncio .

Ainda nas comemorações dos 80 anos do órgão, o presidente prepara uma plenária Plenária Solene, que acontecerá, a partir das 18h, do dia 23, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) quando, ex-presidentes, conselheiros e representantes de outros Creas que também comemoram a data, serão homenageados, com entrega de diplomas, placas comemorativas e com o lançamento do Livro do Mérito, onde serão inscritas as homenagens póstumas. Na mesma oportunidade, haverá também o lançamento e obliteração do Selo Comemorativo dos 80 anos do Crea-PE.

CreaPE 80 anos peq
O conselheiro federal suplente Evandro Alencar, o presidente José Mário Cavalcanti e a colaboradora mais antiga do Regional Arlete Belo hastearam as novas bandeiras

Para o próximo mês de agosto está programado o descerramento da placa comemorativa onde constará a composição da diretoria e do plenário do Conselho.Participaram da solenidade o conselheiro federal suplente, Evandro Alencar, o 1° vice-presidente, engenheiro civil Arnaldo Cardim, o 2° vice-presidente, engenheiro civil Norman Costa, o 2° diretor financeiro, engenheiro de pesca  Célio Neiva, a 1° diretora administrativa, engenheira civil Rosely Monteiro,  o chefe de Gabinete, Osvaldo Fonsêca, e o superintendente Roberto Arrais.

No fim da cerimônia, foi oferecido um almoço aos convidados, com o corte do bolo alusivo à data.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE