Crea-PE instala comissão e inicia a organização do 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP)

Instalada na sessão plenária nº 1859, de 13 de março de 2019, a Comissão Organizadora Regional (COR), do 10º Congresso Estadual dos Profissionais (CEP-PE), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), é composta, de acordo com a Decisão nº 0084/2019 por oito conselheiros, sendo quatro titulares e quatro suplentes e mais oito integrantes representantes das entidades de classe na mesma proporção de quatro titulares e quatro suplentes. São eles: André Carlos Bandeira Lopes (coordenador); Jorge Wanderley Souto Ferreira; José Carlos Pacheco dos Santos; Virgínia Lúcia Gouveia e Silva; Rômulo Fernando Teixeira Vilela; Emanuel Araújo Silva; Burguivol Alves de Souza e Everdelina Roberta Araújo de Meneses e, Fernando Rodrigues de Freitas; Najara Correia Vaz; Pedro Paulo Ximenes Siqueira; Tácito Quadros Maia; Leonardo Teixeira de Sales; José Roberto da Silva; Lucila Ester Prado Borges e Ednaldo Barbosa de Souza, respectivamente.

Cabe à Comissão Organizadora Regional discutir e propor políticas, estratégias e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas tecnológicas que compõem o Sistema Confea/Crea e Mútua no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais, além de eleger os delegados estaduais que participarão do  10º  Congresso Nacional de Profissionais (CNP), a ser realizado de 19 a  21 de setembro, paralelamente à 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Palmas (TO).

A 10ª edição do CNP trará como tema central “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional” e como eixos temáticos: “Inovações Tecnológicas – Inovações tecnológicas no processo de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia e da Agronomia”; “Recursos Naturais – O papel da Engenharia e da Agronomia na utilização e aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade”; “Infraestrutura – A governança da política de infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia”; “Atuação Profissional – Os rumos da formação profissional da Engenharia e Agronomia brasileiras” e a “Atuação das empresas de Engenharia – Governança das empresas de Engenharia e obras públicas”.

CNP – Realizado a cada três anos, o Congresso Nacional de Profissionais (CNP) é um fórum organizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e as entidades governamentais.

Os encontros locais, microrregionais e regionais precedem a realização dos Congressos Estaduais de Profissionais e têm como objetivo apresentar, discutir, aprovar e encaminhar às Comissões Organizadoras Regionais (COR). Após o debate, as proposições são sistematizadas de acordo com metodologia própria e encaminhadas à etapa seguinte, conforme o calendário estabelecido.

Os eventos do CNP são realizados na seguinte sequência: 1. na “consciência individual” de cada profissional; 2. nas reuniões preliminares, muitas vezes informais, realizadas nas entidades de classe e nas instituições de ensino, ou até mesmo nas empresas; 3. nas inspetorias, em cujas subjurisdições se localizam essas entidades, instituições e empresas; 4. nas regiões administrativas em que as inspetorias se agrupam; 5. nos Congressos Estaduais, cujas propostas sistematizadas são representativas do pensamento e do posicionamento consensual dos profissionais de cada jurisdição e; 6. finalmente, no Congresso Nacional de Profissionais (CNP), onde são discutidas as propostas nacionais sistematizadas, representativas do pensamento e do posicionamento nacionais unificado