Vinte anos depois, a apresentação do livro “Marketing para Engenharia e Arquitetura” permite voltar no tempo e perceber as semelhanças entre 1998 – ano do lançamento – e 2018, quando é lançada esta edição especial.
Hoje, são milhões de celulares enquanto eram alguns poucos há vinte anos. Como em 1998, em 2018 a população continua achando que navegar na internet é tudo. Tá certo, a globalização caiu em desuso, não é mais a palavra do momento. Mas, como em 1998, o mundo continua com infinitas possibilidades.
E, do ofício de aprender para ensinar, Enio Padilha confessa as transformações provocadas por esse aprendizado e que se confirmam nas sucessivas edições de “Marketing para Engenharia e Arquitetura”, o primeiro livro a tratar do tema no Brasil, o primeiro a ser transformado em curso e a ser transmitido via internet, e o primeiro de uma série de publicações de Enio Padilha que ensinam: “planeje sua carreira profissional e tenha paciência”.
Se em 1998 o livro revelava e atendia as expectativas de profissionais que pensavam em se tornar empresários com possibilidades reais de sucesso, em 2018, responde a pergunta que se fazia na época: afinal, o que engenheiros, arquitetos e agrônomos têm a aprender sobre marketing, e especialmente marketing de serviços? Os números computados no tempo reafirmam que ainda há e sempre haverá muito a aprender sobre a arte de se estabelecer no mercado de trabalho.
Mas algumas abordagens e conceitos introduzidos por Ênio Padilha alteraram para sempre o campo da Administração de Serviços no Brasil. A ampliação da lista de características da prestação de serviços e a apresentação das quatro características específicas da prestação de serviços de Engenharia e Arquitetura passaram a integrar a literatura de autores e professores da área em todo o país, desde que apareceram, pela primeira vez, na quinta edição do livro.
Em sucessivas edições, os dez livros escritos por Padilha somam 45 mil exemplares vendidos, trabalho que corre paralelo a apresentações de cursos e palestras – 495, até o fechamento desta apresentação, que reuniram cerca de 20 mil profissionais, em 178 cidades de todos os estados do país.
Em vinte anos, são mais de 400 artigos publicados em jornais, revistas e websites. No Google, uma rápida pesquisa por “Enio Padilha” encontra mais de 35 mil páginas.
O endereço www.eniopadilha.com.br registra 18 mil visitas por mês.
Guardadas as semelhanças e as devidas diferenças entre 1998 e 2018, tanto se mantém atual o livro “Marketing para Engenharia e Arquitetura”, quanto o último parágrafo do texto escrito há duas décadas:
– À primeira vista, no mundo que se descortinava pela internet na década de 90, parecia haver lugar para todos. Mas a trama da rede reafirmou uma verdade que permeia os tempos – da idade da pedra ao século 21: vence quem tem o domínio do conhecimento, quem planeja e tem a melhor estratégia.
Revisada, a edição comemorativa continua despertando o interesse de milhares de empreendedores ocultos na pele de engenheiros, arquitetos e agrônomos.
Como há 20 anos, os desejos se renovam: vida longa ao “Marketing para Engenharia e Arquitetura”!
Fonte: Equipe de Comunicação do Confea