Hoje é Dia do Engenheiro Químico

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), parabeniza os engenheiros químicos que, com os seus trabalhos contribuem para o desenvolvimento do Sistema CONFEA/CREA e Mútua e do País. O dia 20 de setembro é a data em que se comemora, em todo o Brasil, o Dia do Engenheiro Químico. Esses profissionais têm a função de trabalhar nas indústrias químicas, desenvolvendo produtos e processos químicos que podem ser usados em escala industrial.

Entre alguns dos produtos que são associados com o trabalho desenvolvido pelos engenheiros químicos, destacam-se: plásticos, combustíveis, construção civil, agricultura, limpeza doméstica, medicamentos, refrigerantes, fibras, entre outros.

Além de desenvolver, o engenheiro químico deve ser um profissional apto a aperfeiçoar e elaborar novos métodos para fabricação de produtos químicos e outros produtos sujeitos a tratamento químico, projetar e controlar a construção, a montagem e o funcionamento de instalação e fábricas onde se realiza o preparo ou o tratamento químico, realizar investigações com o objetivo de verificar as diferentes etapas operacionais, as possibilidades de produção para fins comerciais e a maneira pela qual se podem reduzir os custos de produção e conseguir um melhor controle de qualidade, fiscalizar a montagem de instalações novas ou modificações de instalações já existentes, e inspecionar e coordenar atividades dos trabalhadores encarregados dos equipamentos e sistemas químicos.

Algumas das características de formação profissional são: Formação abrangente, porém aprofundada; sólida formação em ciências básicas (Matemática, Física e Química); profundo conhecimento em termodinâmica e fenômenos de transporte, que permita o domínio das operações unitárias, do cálculo de reatores, da modelagem, da simulação e do controle de processos (matérias que constituem o núcleo tradicional e fundamental da engenharia química e que fornecem a essência do conhecimento que não se torna obsoleto); familiarização com as ferramentas de informática, inclusive linguagem de programação; habilidade no trato das relações interpessoais, com atitude baseada na ética geral e profissional; sólidos conhecimentos em Economia, Administração e Controle da Produção; visão crítica e interdisciplinar, por intermédio de uma formação alicerçada nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

No Brasil, a profissão é legalizada por meio da Lei Federal nº 5.194, de 24 dezembro de 1966.