Crea-PE

Mútua: Comemoração do Dia do Engenheiro promoverá inclusão e qualidade de vida

corridadoengenheiroInclusão: este será o mote do grandioso evento esportivo organizado pela Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, para comemorar o Dia do Engenheiro. Aberta ao público, a 1ª Corrida do Engenheiro acontecerá dia 11/12 (domingo) no Eixão Norte, altura 109, e contará com diversas atrações voltadas às crianças, aos atletas e à comunidade em geral. O evento é parte do projeto Institucional “Circuito Mútua de Saúde e Bem-Estar” e, nesta primeira edição, um nicho de público específico receberá atenção especial: os portadores de deficiência.

Além de participar da competição em duas categorias – PCD cadeirante e PCD andante -, com premiação para os campeões, eles poderão conhecer o Instituto Handsfree Tecnologias Assistivas, que cria sistemas de automação para todo o ambiente do usuário, permitindo que ele controle, através do movimento da cabeça, dispositivos eletrônicos como computadores, televisores, ventiladores, podendo até mesmo acender e apagar luzes, abrir e fechar portas.

O Instituto – que não tem fins lucrativos – desenvolve o sistema a partir de parcerias e patrocínios, e o distribui gratuitamente. O usuário arca apenas com uma pequena mensalidade para custear eventuais manutenções, upgrades e atualizações do sistema. Graças à parceria com a Mútua, o Instituto contemplará com o sistema uma jovem do DF com paralisia cerebral. Durante a I Corrida do Engenheiro, Lourdes Cristina Neves Bevenuto (chamada de Tininha pelos familiares e amigos), de 27 anos, realizará a demonstração dos equipamentos que a ajudarão, inclusive, na comunicação.

Além das pessoas com deficiência, a Mútua pretende integrar e aproximar a comunidade da área tecnológica (profissionais registrados no Crea) e a população da cidade, promovendo diversas atividades para todos os públicos. Serão oferecidos serviços de saúde, brinquedos infláveis para crianças e outros. Atrações culturais, música, arte, dança, gastronomia e ações educativas também completarão a programação do evento.

Competição

Com apoio institucional do Crea-DF, do Confea, do DER-DF e da CAESB, o evento terá as modalidades corrida de 5 km e caminhada de 3 km. O prêmio será em dinheiro, totalizando as premiações das diversas modalidades quase R$ 7 mil. Haverá premiação para os três primeiros colocados – masculino e feminino – nas modalidades “associados da Mútua e profissionais registrados nos Creas”; “público em geral”; “estudantes de Engenharia e de cursos do Sistema Confea/Crea”. Para as categorias PCD cadeirante e PCD andante, a premiação será para os campeões – primeiros lugares masculino e feminino. O patrocínio da 1ª Corrida do Engenheiro é da Qualicorp – Administradora de Benefícios.

Pular para o conteúdo