Crea-PE

O especialista em Engenharia de Produção e Engenharia de Segurança, Fabrício Varejão, abordou assuntos importantes neste último Terça no CREA

Participantes do Terça no CREA (01/08) – Palestra: “Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos: uma abordagem prática da NR12”

Aconteceu ontem (01), no auditório do Conselho, a palestra “Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos: uma abordagem prática da NR12”. O objetivo foi levar aos participantes a importância desta norma e sua funcionalidade dentro dos setores da construção civil e engenharias. Quem esteve à frente foi o Engenheiro Civil, com especialização em Engenharia de Produção e Engenharia de Segurança, como também consultor do Sebrae e engenheiro do Sesi, Fabrício Varejão.

Segundo o palestrante, o Brasil ainda é um país com números alarmantes de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais registradas anualmente. “Dados do INSS (Vide BEAT) demonstram que, desde 1970, são incontáveis os registros de acidentes do trabalho, hoje na ordem de 700.000 ocorrências por ano”, afirmou.

Foi abordado também que as empresas de todos os portes e segmentos deverão se adequar ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), para prestar informações relacionadas à  Segurança do Trabalho dos seus colaboradores através desse novo sistema.

A função da área de Segurança do Trabalho é muito importante dentro de uma empresa, por conta disso, o setor precisa seguir uma série de normas regulamentadoras, por meio das quais o Ministério do Trabalho garante amplo controle da saúde e da integridade física dos trabalhadores. O eSocial vai levar às organizações uma nova realidade no registro e publicação de informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais.

Diante dessa obrigatoriedade, o palestrante destaca de forma otimista a importância e valorização da Segurança do Trabalho em um futuro próximo.

Com o auditório lotado de profissionais e estudantes, o evento contou ainda com uma demonstração de equipamento de segurança para proteção coletiva da empresa Sehmasal. Fabrício Varejão aproveitou a ocasião para falar também sobre alguns maquinários e a importância em se colocar proteção e acionamentos evitando acidentes no trabalho que podem ser até fatais. “Cumprir a NR 12 pode ser o diferencial para minimizar os custos econômicos e sociais de grande parte dos acidentes do trabalho que atingem o País”, disse.

A palestra finalizou com debate e perguntas sobre o assunto.

Fabrício Varejão e o público do Terça no CREA

 

 

 

 

 

 

 

Público Terça no CREA (01/08)
Equipamento de segurança para proteção coletiva da empresa Sehmasal
Pular para o conteúdo