Representantes do Crea Júnior PE participam de treinamento

creaDeterminação e conhecimento. Essas palavras foram a base do primeiro dia do treinamento do Crea Júnior Pernambuco realizado nesta quinta-feira (30), na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). Ao longo da tarde e de toda a noite, os representantes dos cursos do Crea Júnior puderam conhecer um pouco mais do Conselho. A abertura foi feita pelo presidente interino do Crea-PE, Waldir Duarte Costa Filho. O treinamento continua nesta sexta-feira (31).

Na ocasião, ele falou da satisfação de receber os futuros profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Estou muito feliz de ver esse projeto sair do papel e, principalmente, ver jovens entusiasmados com o nosso Conselho. Desejo que o treinamento seja profícuo e de grande valia para todos”, afirmou Costa Filho. Em seguida, o coordenador da Comissão Especial do Crea Júnior, Plínio Sá, falou da importância do treinamento para os futuros trabalhos dos representantes. “É preciso conhecer bem o Crea para poder falar dele. Por isso, é fundamental prestar atenção em tudo e sanar todas as dúvidas.  Para o coordenador adjunto da Comissão, José Carlos Pacheco, “esses representantes são um divisor de águas na história do Crea Júnior Pernambuco”.

Após os pronunciamentos, o treinamento teve início. No primeiro momento, Graça Cabral falou da importância do associativismo. Ela destacou exemplos de cooperação e do valor da união em busca de um objetivo. Na sequência, a assessora jurídica do Crea-PE, Ana Rita Falcão, falou sobre a Lei 5.194 de 1966, uma das principais do Sistema Confea/Crea e Mútua. O momento foi de bastante interação entre os representantes e a assessora, que detalhou todos os pontos chaves da normativa.

Em seguida, o conselheiro Maurício Pina falou sobre outras legislações do Sistema, como a Resolução 218 do Conselho Federal, o Decreto Federal 25.596 de 1933 e a Lei 6.496 de 1977. O debate continuo com a palestra do coordenador da Comissão de Ética do Crea-PE, Nielsen Christianni, que falou sobre o código de ética e o que é conduta ética na profissão.

Para finalizar, a gerente de Recursos Humanos, Nelly Sobral, fez uma palestra sobre motivação. Junto com os representantes do Crea Júnior, ela construiu o que os pilares da cooperação, que devem nortear qualquer ação do projeto. “Motivados vocês já estão. Nós precisamos agora é canalizar essa motivação. E só fazemos isso com cooperação, uns com os outros”, destacou Nelly.

O último palestrante da noite foi o coordenador nacional do Crea Júnior Pernambuco, Ary Santana. Ele apresentou um panorama geral do Crea Júnior no Brasil, destacando as iniciativas que deram certo e o que pode ser feito para otimizar resultados.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE