Tratativas com Portugal e alinhamento de outras ações na pauta do CP no CREA-MG

O Presidente e o 1º diretor Administrativo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Fernando Lapenda e André Lopes, respectivamente, participam até a sexta-feira (3), em Belo Horizonte, da 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Um dos assuntos discutidos na reunião pelo presidente do Conselho Federal de Engenharia (Confea), Joel Krüger compartilhou com os presidentes os avanços junto à Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP). Entre eles, propostas de avanços nos procedimentos de registro recíproco e de utilização do Acervo Técnico como incremento das competências profissionais para os profissionais brasileiros que visam ao nível sênior na OEP. “A OEP utilizará a plataforma brasileira de ART e CAT com vistas à equalização de documentos e de procedimentos. No Fórum de Presidentes, compareceram diversos profissionais brasileiros, acolhidos pelo Termo de Reciprocidade. Esclarecemos dúvidas e recebemos sugestões de melhorias nos procedimentos para os dois órgãos”, destaca Krüger. Ambas entidades firmarão o aditivo ao Termo de Reciprocidade na reunião que ocorrerá em novembro no Brasil.

O presidente também falou sobre a aprovação, pelo plenário, de editais de chamada pública que têm como objetivo selecionar entidades de classe do Sistema Confea/Crea, em regime de mútua cooperação, para consecução de atividades de interesse público ou recíproco. “Pedimos reforço dos Creas na divulgação desses chamamentos junto às entidades regionais. A previsão é que os termos sejam assinados até dezembro para execução no primeiro semestre do ano que vem”, disse Kruger.

Joel ainda divulgou outra ação aprovada pelo plenário: a Política de Critérios para a Participação do Confea em eventos de interesse nas áreas da Engenharia, Agronomia e das Geociências por meio da locação de estandes. ”O objetivo é contribuir para o fortalecimento da imagem institucional do Sistema. O documento traz transparência aos critérios para seleção pública de projetos”.

Soea
Durante o primeiro dia de reunião do CP, o presidente do Crea-AL – anfitrião da 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) -, Fernando Dacal, antecipou o nome de duas atrações da Semana. O jornalista, filósofo e professor da Universidade de São Paulo (USP) Clóvis de Barros Filho e o professor e difusor de conceitos e atividades ligadas à inovação, Gil Giardelli. Dois nomes de repercussão nacional que vão palestrar para os participantes. Até o momento são 2668 inscritos para a Semana Oficial.

Colégio Estadual de Empresas

O engenheiro Delmer Aguiar apresentou o Colégio Estadual de Empresas de Minas Gerais, criado em novembro de 2015 no Crea-MG, com intuito de tratar de assuntos de interesse das empresas de engenharias junto ao Crea Minas e vice-versa, além do interesse de ambos junto à sociedade. “Estamos promovendo a inserção de tecnologias, como a indústria 4.0, junto aos nossos profissionais”, explicou. Delmer ainda falou sobre a Cartilha das Cadeias Produtivas de MG, que está sendo adotada por algumas escolas como material didático.