Ação educativa de manutenção nos hospitais é apresentada no IX CBDEH

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia defende incentivo à cultura de prevenção de edifícios e equipamentos pela fiscalização, como forma de evitar desastres nas instalações hospitalares

Ações educativas de incentivo à cultura de manutenção nos hospitais, das edificações e equipamentos, são defendidas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE), como forma de prevenção a desastres nessas unidades. Até o final de 2022, o Conselho pretende visitar 316 hospitais do Estado, fiscalizando e mostrando a importância da prevenção. A inciativa foi apresentada, nesta quinta-feira (20), no IX Congresso Brasileiro de Desenvolvimento do Edifício Hospitalar, que conta com patrocínio do Crea, no Centro de Convenções.

O superintendente Técnico do Crea, Nielsen Christianni, defendeu, durante palestra no CBDEH, a importância de fortalecer a fiscalização nos hospitais. “A Engenharia é promotora da qualidade e segurança na saúde”, afirmou o superintendente. Ele lembrou que o Crea realizou um trabalho de fiscalização no Hospital da Restauração, o maior da rede pública do Estado.

Nielsen Christianni também falou sobre a estrutura do Crea, o papel da entidade e as ações do Conselho, além do exercício da profissão e o código de ética. Lembrou que o Conselho está presente em todo o Estado, com a sede e as Inspetorias. “O Crea defende a sociedade, informando quais profissionais estão habilitados a exercer determinadas atividades”, disse.

Para o superintendente, o Crea tem um papel fundamental na valorização profissional, principalmente coibindo os profissionais sem formação de exercerem concorrência desleal com os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociência. Outra ação relevante do Conselho, segundo ele, é a determinação da atual gestão em lutar pelo cumprimento do salário mínimo do profissional. O Crea tem tido êxito em 70% dos casos, através de ações administrativa ou judicial.

A IX CBDEH acontece dentro da Hospital Med 2022, onde o Conselho participa com um estande, em que podem ser conhecidos os programas e ações da entidade.