Home > Destaque > Comitiva pernambucana participa de Colégio de Presidentes do Nordeste na Bahia

Comitiva pernambucana participa de Colégio de Presidentes do Nordeste na Bahia

CreaBA
José Mário Cavalcanti abriu os trabalhos da 3ª reunião do Colégio de Presidentes do Nordeste (Crédito: Crea-BA)

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) e coordenador do Colégio de Presidentes do Nordeste, José Mário Cavalcanti, participa, em Salvador, da 3ª reunião ordinária de Presidentes dos Creas do Nordeste. O evento acontece no Hotel Pestana, na capital baiana, nos dias 10 e 11 de julho, com a participação de representantes dos estados nordestinos e de outros estados convidados. As deliberações do grupo serão encaminhadas para o Colégio de Presidentes do Confea, que acontecerá na próxima semana (16 e 17), em Rio Branco, capital do Acre. A comitiva pernambucana conta também com a presença do 1° vice-presidente do Crea-PE, Arnaldo Cardim, da assessora de Planejamento da Presidência, Giani Câmara, e do gerente de Fiscalização e também assessor de Planejamento da Presidência, Romildo Cavalcanti.

A convite do presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, o evento ainda conta com a participação do engenheiro civil Mário Antonino, que fará palestra sobre o Semiárido nordestino, do engenheiro civil Luiz Alcides Capoani, presidente do Conselho do Rio Grande do Sul, que ministrará palestra com o tema “Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndios e Áreas de Risco”. Além deles, o CP do Nordeste tem palestras com o engenheiro civil Alberto de Barros Lima, que falará sobre “O Regime de Contratação Diferenciado x Leis de Licitação”, e do engenheiro civil Nélio Alencar, presidente do Crea-RO, que irá apresentar o processo de utilização de caneta digital pela fiscalização do Regional.

O evento terá na pauta assuntos de grande relevância para os profissionais das Engenharias, como a implementação do Sistema 20140710_102900Corporativo Integrado, que unirá os sistemas e bancos de dados dos Conselhos Regionais, Conselho Federal e Mútua.  No primeiro dia, após a abertura, serão realizadas duas palestras: Pela manhã a Promotora do Ministério Público da Bahia, Luciana Khoury, fala sobre a Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco.

À tarde, a deputada estadual e engenheira civil Maria del Carmen, expõe sobre Desenvolvimento Urbano e a Formação da Frente Parlamentar de Engenharia e Agronomia. Atualmente na Assembleia Legislativa da Bahia, 20% dos parlamentares possuem formações profissionais ligadas ao Sistema Confea/Crea e a Frente Parlamentar das Engenharias da Bahia pretende se tornar realidade ainda nesta legislatura.

O presidente do Crea-BA, engenheiro mecânico Marco Amigo, vai apresentar o andamento do20140710_094450 Programa Sanear Mais Bahia, fruto de Convênio entre o Crea e Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Estado para a capacitação e elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PNSB) em 50 municípios com população abaixo de 50 mil habitantes e sobre a criação dos Escritórios de Engenharia Pública em parcerias com as os Municípios e Universidades de Engenharia e Agronomia do Estado.

A palestra do professor e  engenheiro civil Mário de Oliveira Antonino,  sobre o Semiárido nordestino, será feita na sexta-feira, seguida de outros assuntos de interesse dos Conselhos.

Com informações do Crea-BA