Comitiva pernambucana participa de Colégio de Presidentes do Nordeste na Bahia

CreaBA
José Mário Cavalcanti abriu os trabalhos da 3ª reunião do Colégio de Presidentes do Nordeste (Crédito: Crea-BA)

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) e coordenador do Colégio de Presidentes do Nordeste, José Mário Cavalcanti, participa, em Salvador, da 3ª reunião ordinária de Presidentes dos Creas do Nordeste. O evento acontece no Hotel Pestana, na capital baiana, nos dias 10 e 11 de julho, com a participação de representantes dos estados nordestinos e de outros estados convidados. As deliberações do grupo serão encaminhadas para o Colégio de Presidentes do Confea, que acontecerá na próxima semana (16 e 17), em Rio Branco, capital do Acre. A comitiva pernambucana conta também com a presença do 1° vice-presidente do Crea-PE, Arnaldo Cardim, da assessora de Planejamento da Presidência, Giani Câmara, e do gerente de Fiscalização e também assessor de Planejamento da Presidência, Romildo Cavalcanti.

A convite do presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, o evento ainda conta com a participação do engenheiro civil Mário Antonino, que fará palestra sobre o Semiárido nordestino, do engenheiro civil Luiz Alcides Capoani, presidente do Conselho do Rio Grande do Sul, que ministrará palestra com o tema “Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndios e Áreas de Risco”. Além deles, o CP do Nordeste tem palestras com o engenheiro civil Alberto de Barros Lima, que falará sobre “O Regime de Contratação Diferenciado x Leis de Licitação”, e do engenheiro civil Nélio Alencar, presidente do Crea-RO, que irá apresentar o processo de utilização de caneta digital pela fiscalização do Regional.

O evento terá na pauta assuntos de grande relevância para os profissionais das Engenharias, como a implementação do Sistema 20140710_102900Corporativo Integrado, que unirá os sistemas e bancos de dados dos Conselhos Regionais, Conselho Federal e Mútua.  No primeiro dia, após a abertura, serão realizadas duas palestras: Pela manhã a Promotora do Ministério Público da Bahia, Luciana Khoury, fala sobre a Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco.

À tarde, a deputada estadual e engenheira civil Maria del Carmen, expõe sobre Desenvolvimento Urbano e a Formação da Frente Parlamentar de Engenharia e Agronomia. Atualmente na Assembleia Legislativa da Bahia, 20% dos parlamentares possuem formações profissionais ligadas ao Sistema Confea/Crea e a Frente Parlamentar das Engenharias da Bahia pretende se tornar realidade ainda nesta legislatura.

O presidente do Crea-BA, engenheiro mecânico Marco Amigo, vai apresentar o andamento do20140710_094450 Programa Sanear Mais Bahia, fruto de Convênio entre o Crea e Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Estado para a capacitação e elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PNSB) em 50 municípios com população abaixo de 50 mil habitantes e sobre a criação dos Escritórios de Engenharia Pública em parcerias com as os Municípios e Universidades de Engenharia e Agronomia do Estado.

A palestra do professor e  engenheiro civil Mário de Oliveira Antonino,  sobre o Semiárido nordestino, será feita na sexta-feira, seguida de outros assuntos de interesse dos Conselhos.

Com informações do Crea-BA