Crea-PE estimula parceria entre Semas e IFPE

IFPEO assessor de Políticas Institucionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Cristiano Silva, e o chefe de Gabinete do órgão, Joadson de Souza Santos, participaram, na quinta-feira (30), de reunião para articulação de parceria da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A parceria em questão é referente ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que pretende integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), Áreas de Reserva legal, Florestas e remanescentes de vegetação nativa, áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades rurais do País. Criado pela Lei 12.651/2012 do Sistema Nacional de Informação sobre o Meio Ambiente (SINIMA), o CAR servirá como uma base de dados para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, assim como para um planejamento ambiental dos imóveis rurais.

Ainda foram tratados temas como a participação do CREA na feira tecnológica do IFPE. Participaram do encontro o presidente da Associação Pernambucana de Engenheiros Florestais (APEEF) e conselheiro suplente, Josemário Lucena, professor Moacir Machado, e o diretor Geral do Campus Recife, Valberico Cardoso.