Concurso sobre drenagem urbana premia projeto vencedor com R$ 44 mil

Desafio Público de Inovação Aberta é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, com apoio do Crea-PE, e aberto a estudantes universitários e profissionais de qualquer área

Alunos ou profissionais das engenharias, agronomia e geociências olha aí uma oportunidade de ter um projeto de melhoria para a cidade implantado e ainda receber uma premiação em dinheiro e uma viagem aos Estados Unidos, com tudo pago. Trata-se do Desafio Público de Inovação Aberta, uma iniciativa da Prefeitura do Recife, em parceria com o Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco (Unit-PE) e o Tiradentes Institute, com o apoio do Crea-PE.

Para participar do desafio é preciso apresentar um projeto viável e executável sobre drenagem urbana. Os interessados deverão propor soluções para monitorar, mitigar e/ou anular os impactos das marés na capital pernambucana. O projeto vencedor será executado pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Quem pode participar? Estudantes de qualquer curso superior e profissionais graduados em qualquer instituição de Ensino Superior que residam na cidade.

O projeto vencedor receberá R$ 44 mil, que inclui todos os custos para uma viagem à cidade de Boston. As inscrições devem ser feitas em dupla até 24 de outubro. Os interessados deverão apresentar seu projeto por meio de formulário eletrônico disponível neste link juntamente com o link para um vídeo de até três minutos apresentando sua ideia para o tema do desafio. O vídeo deve estar publicado em qualquer plataforma de carregamento e compartilhamento de vídeos, como Youtube, Vimeo e outros.

Para se inscrever é necessário ser maior de 18 anos, estar matriculado em qualquer curso de graduação de qualquer Instituição de Ensino Superior (IES) no Recife credenciada junto ao Ministério da Educação ou ser formado a qualquer tempo. Ao menos um dos integrantes da dupla deve ser residente e domiciliado na capital pernambucana. Os candidatos deverão comprovar nível de inglês mínimo equivalente ao B-1 (intermediário). As bolsas-auxílio e as despesas de viagem da dupla selecionada serão custeadas pela Unit-PE.

O gerente geral de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Pedro Guedes, explica que o Desafio Público é uma parceria entre a Prefeitura do Recife, gerenciada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), com o Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco (Unit-PE) e o Tiradentes Institute. O projeto vencedor será executado pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

A iniciativa deste primeiro desafio lançado pela Prefeitura atende a uma demanda real da cidade. A iniciativa é uma ação do Escritório de Parcerias Inovadoras, criado no município e liderado pela SDECTI, cujo objetivo é ampliar o diálogo e a cooperação entre a gestão municipal e instituições científicas, de tecnologia e inovação e entidades para elaborar soluções urbanísticas, econômicas e sociais, em novos modelos de parceria com segmentos privados e com o terceiro setor.

Serão selecionados dez projetos. Estes passam uma avaliação no chamado pitch day (dia para apresentação), onde a ideia vai ser apresentada para uma banca julgadora em poucos minutos, explorando características e benefícios dos projetos. Desta apresentação sairá a dupla vencedora. O pitch day está previsto para acontecer em 4 de novembro.

A dupla selecionada receberá como prêmio uma viagem para a cidade de Boston, em Massachusetts, nos Estados Unidos, custeada pela bolsa-auxílio no valor de R$ 12 mil para cada integrante, totalizando R$ 24 mil para a viagem. Além disso, os vencedores receberão uma bolsa-auxílio no valor total de R$ 20 mil, sendo R$ 1 mil para cada integrante ao longo dos dez meses de execução do projeto.

Em Boston, a dupla visitará institutos de pesquisa e conhecerá experiências e estudos relacionados ao tema do desafio. De volta, os vencedores poderão aprimorar o projeto e executar a proposta com o apoio da Emlurb. O processo de inscrição, seleção e regras está num edital que pode ser acessado aqui.