Fiscalização Dirigida no Grande Recife amplia resultados do Crea-PE

Uma mega programação, envolvendo as cidades do Recife, Jaboatão, Moreno, São Lourenço da Mata e Camaragibe, foi realizada por equipes de fiscais e inspetores do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, Crea-PE. Foram visitados condomínios, indústrias, hotéis, supermercados, farmácias, postos de combustíveis, revendas da área de agronomia, serviços de provedores de internet, conforme explicou a gerente de Fiscalização, Aldenice Koga.

A operação registrou cerca de 100 ações, incluindo verificação de ARTs e documentações pertinentes no evento do próprio Conselho, a Plenária Solene, realizada 17.12, no Centro de Convenções. O presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, destacou a importância da autonomia na fiscalização, parabenizando a equipe por também atuar em relação a atividade da própria casa.

A gerente Aldenice Koga informou que na agenda da semana, também foi feita a apuração de denúncias, principalmente para verificar obras sem acompanhamento técnico. O caso mais emblemático, disse, foi o edifício Holliday, em Boa Viagem, interditado, mas que havia sido denunciado realização de obra irregular no local. Explicou que relatórios serão preparados e resultados das inspeções serão divulgados em 10 dias.

A gerente esteve em Brasília no início da semana, para participar do 2º Encontro Nacional de Fiscalização, ENAFISC, promovido pelo Confea – Conselho Federal de Engenharia, Agronomia e Geociências . Num balanço da retomada das ações presenciais da fiscalização, de agosto para cá, o Crea-PE soma a marca de ter coberto todas as regiões do estado, com caráter educativo, preventivo, mas também autuando, quando necessário.  O objetivo principal, conforme o presidente, foi  verificar a responsabilidade técnica respeitada nas obras, nos projetos e serviços realizados nas áreas de engenharia, agronomia e geociências, para através disto, assegurar proteção a vida, direito da sociedade, dever do Conselho.

Uma reunião de avaliação na sede do Crea-PE, marcou a conclusão dessa agenda, última de 2020. Depoimentos de fiscais da equipe, sobre as Dirigidas realizadas neste segundo semestre:

Fábio Gilnei – Chefe Regional de Fiscalização – Petrolina:
“Vejo que as ações das fiscalizações dirigidas mudaram pra melhor (e muito) a visão dos profissionais e da sociedade, sobre o papel da fiscalização do CREA-PE. Percebemos  isso ao ver  mensagens de elogios, profissionais pedindo para tirar fotos com fiscais, marcando nas redes sociais, atitudes de valorização do nosso trabalho.”

João Diniz – Fiscal – Serra Talhada:
“Período  difícil  no Brasil e mundo, porém  fizemos o melhor nas dirigidas. Deixamos  nossas famílias,  porém  estávamos  em família. Experiência muito salutar.”

Képler Melo – Chefe Regional de Fiscalização – Caruaru:

“A importância da Fiscalização Dirigida é a abrangência de todos Municípios, atendendo a Legislação vigente do Conselho de forma ampla Para todas Câmaras, conforme compromisso desta Gestão do Presidente Evandro Alencar.”