Home > Arquivo > Hoje é o Dia do Engenheiro Aeronáutico

Hoje é o Dia do Engenheiro Aeronáutico

A Engenharia Aeronáutica é o ramo da engenharia que se ocupa do projeto e da manutenção de aeronaves e do gerenciamento de atividades aeroespaciais. O engenheiro aeronáutico envolve-se no projeto e na construção de todos os tipos de aeronave, como aviões, helicópteros, foguetes e satélites.
No Brasil, os estudos de Engenharia Aeronáutica ganham destaque na Força Aérea Brasileira, onde são desenvolvidas pesquisas na área de ciência e tecnologia. São seis as escolas que oferecem o curso, que tem duração de cinco anos. O estágio é obrigatório, a partir do quinto semestre, e quem recruta são indústrias de aviação e aeroespaciais, aeroportos, companhias aéreas e órgãos públicos ligados ao transporte aéreo.
Entre as atividades, estão: avaliação de dispositivos de treinamento baseados em simuladores de voo, apoio em atividades relacionadas à habilitação de novas aeronaves, avaliação operacional de aeronaves, apoio em processo de aprovação de novas tecnologias relacionadas ao sistema de comunicação, navegação e vigilância/gerência de tráfego aéreo.
O Crea-PE parabeniza a todos esses profissionais que contribuem para o desenvolvimento da Engenharia Aeronáutica nacional.