Presidente do CREA-PE participa, em Salvador, da 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), Waldir Duarte Costa Filho participa, em Salvador, de quarta a sexta-feira (20 a 22.09), da 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema CONFEA/CREA e Mútua. O evento, que ocorre no Hotel São Salvador, discute temas relacionados à área tecnológica, apontados pelos 27 CREAs do Brasil. Compõem a mesa diretiva do evento, o vice-presidente do Confea, engenheiro agrônomo Daniel Antônio Salati Marcondes, o presidente do CREA-BA, engenheiro mecânico Marco Antônio Amigo, o coordenador do CP, engenheiro eletricista Modesto Ferreira dos Santos Filho e o diretor de Benefícios da Mútua, engenheiro civil Jorge Silveira.

Dentre os pontos da pauta sugeridos pelos CREAs, estão à análise prévia de ARTs e a proposta de pagamento com valores diferenciados para ARTs originadas de convênios, ambos sugeridos pelo presidente do CREA-PE.

Ainda haverá discussões em torno da Decisão Normativa nº 111/2017, que dispõe sobre as diretrizes para análise das Anotações de Responsabilidade Técnica (ART’s) registradas e os procedimentos para fiscalização da prática de acobertamento profissional, o processo eleitoral e a implantação de comissões ou grupos de trabalhos de acessibilidade em todos os regionais, entre outros.

O presidente do CREA-BA, engenheiro mecânico Marco Antônio Amigo, aproveitou a ocasião para convidar os gestores de todos os Creas para participar do 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado de 18 a 20 de outubro, em Juazeiro, cidade que fica a 500 km de Salvador. Amigo destacou os eventos realizados pelo Conselho Baiano, em favor da proteção dos serviços ecossistêmicos e garantia de água de qualidade. “A expectativa é reunir cerca de 600 participantes na cidade que faz fronteira com o estado de Pernambuco. É muito importante que a comunidade local se junte a nós nesta causa”.

O Colégio de Presidentes é um fórum consultivo do Sistema Confea/CREA e Mútua, composto pelo presidente do Confea e representantes dos 27 Creas e presidência da Mútua criado com o objetivo de discutir temas da área tecnológica e de assuntos institucionais e políticos de abrangência municipal, estadual, nacional e internacional, referentes ao desenvolvimento brasileiro e global.

O gestor informou que o CREA-BA vem participando de debates que vão definir o futuro da logística no Estado, como a construção da Ponte Salvador-Itaparica, da Fiol e do Porto Sul, e ressaltou a importância da construção do Caderno de Desenvolvimento do Estado, que vem sendo discutido por secretarias de estado e instituições como a Federação de Indústrias da Bahia (Fieb).

Fonte: Ascom CREA-BA