Cden debate regimento e participa de lançamento de Frente em Defesa da Engenharia

Brasília, 14 de agosto de 2013

A 3ª reunião extraordinária do ano e o lançamento da Frente em Defesa da Engenharia, Agronomia e Arquitetura trouxeram na terça-feira (13/08), os integrantes do Colégio de Entidades Nacionais à Brasília. Na sede do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, logo na abertura dos trabalhos comandados pelo coordenador do Cden, eng. alim. Gumercindo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros de Alimentos, o colegiado recebeu as visitas dos conselheiros federais, eng. civ. Marcelo Morais, coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), os integrantes do Grupo de Trabalho Assessoria Parlamentar, do Conselho Federal, eng. mec. Cleudson Anchieta e o eng. civ. José Mário Cavalcanti, presidente do Crea-PE, além do eng. agric. Valmor Pietsch, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Agrícolas.

Morais, Anchieta, Cavalcanti e Pietsch foram enfáticos ao destacar a importância de o Sistema Confea/Crea ter uma presença mais marcante no Congresso Nacional, onde tramitam cerca de 300 projetos de lei de interesse da área tecnológica. Entre eles, o que transforma em carreiras de estado as atividades relativas à engenharia, arquitetura e agronomia e a inclusão de todos os estados da federação no plenário do Confea, atualmente apenas com 15 cadeiras ocupadas.

As lideranças do Sistema Confea/Crea, entre presidentes de Creas e de Entidades Nacionais e conselheiros, acreditam que a Frente em Defesa da Engenharia, Agronomia e Arquitetura, uma iniciativa do deputado Augusto Coutinho (DEM-PE), é o caminho mais adequado para defender os PLs que influenciam no desenvolvimento tecnológico nacional.

A Frente será lançada hoje às 17h30, na Câmara dos Deputados, Anexo II, Plenário 4, já com 270 assinaturas, 99 a mais do que o necessário, “em função da participação do Confea na coleta de assinaturas”, reconhece o parlamentar. Para que a Frente seja oficializada pela Mesa Diretora da Câmara, além de no mínimo 181 assinaturas, é necessária a apresentação da ata da primeira reunião que será realizada durante o lançamento.

Durante a manhã e parte da tarde, o debate sobre um novo regimento interno e sobre uma atuação mais destacada do colegiado em defesa dos profissionais que representam são os temas que dominam a pauta do encontro. A partir das 16h, os 27 integrantes do colegiado seguem para o Congresso Nacional, para o lançamento da Frente que pretende defender projetos de lei de interesse da sociedade e da área tecnológica.

Equipe Confea em Dia